Steam Cheese Cake Com Missô (de microondas!)

Existe um bolo à base de queijo cremoso que é muito popular no Japão. Pode ser assado em banho-maria ou no vapor. Resolvi fazer uma experiência com ele, juntando missô. Afinal, assim como o queijo, é um fermentado. Ele adicionou mais “umami” ao doce, não ficou salgado e mascarou um pouco o cheiro de ovo. E não, não ficou com um cheiro forte de missô, não.  Resolvi fazer no microondas, poderia ter feito no vapor, porque considero o aparelho prático e funciona bem quando em determinadas situações. E sim, também quero desmistificar o microondas.  Os bolinhos ficaram melhores enquanto quentes. Depois de frios continuaram bons. A receita foi uma adaptação da Harumi Kurihara.

40 gramas de cream cheese

1/2 colher (de sopa) de suco de limão

2 colheres (de chá) de missô claro

1 colher (de sopa) de creme de leite

1 colher (de sopa) de óleo (usei canola)

2 ovos médios

50 gramas de açúcar

50 gramas de farinha de trigo

1/2 colher (de chá) de fermento em pó

Misture o cream cheese com o suco de limão e missô. Adicione o creme de leite  e o óleo e mexa bem. Deixe de lado.

Bata os ovos com o açúcar até engrossar um pouco. Adicione a farinha e o fermento e misture. Junte o creme de queijo e misture mais um pouco.

Forrei 5 tigelinhas que possam ir ao microondas (com 150 ml de capacidade) com papel impermeável (Assa mais leve, da Dover). Dividi a  massa nelas, cobri com filme plástico e furei o filme com um palito de dentes. É que esses furinhos farão com que o vapor escape (mas não muito) e não acumulará água na superfície do bolo.

Levei ao microondas na potência 4 (o meu é de 600 watts de potência) por 5 minutos. Depois deixei na potência máxima por mais 1 minuto. Sirva-os quentes, como lanche.

PS: Se não tiver missõ em casa ou não quiser ser tão ousado, omita-o. A receita funciona mesmo assim.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Doces, lanches, massas, rápido, receita com as tags , , . ligação permanente.