Bolo de Mandioca e Ginger Ale

Ambos foram feitos com fermentados. O bolo acima levou mandioca fermentada (massa puba, carimã) que fiz aqui em casa com uma mandioca velha, fibrosa, que não iria cozinhar. Foi só deixar a mandioca descascada em um balde com água por vários dias, até que ela começasse a desmanchar quando esmagada com as mãos. O cheiro não é bom, vou avisando e ela fica meio viscosa, esquisita. Tirando isso, basta esmagar com as mãos, passar numa peneira para tirar as fibras e depois coar em um saco de pano. Eu lavei essa massa com água limpa várias vezes, para diminuir a acidez e o cheiro.

400 gramas de mandioca fresca, descascada, colocada em água e deixada na geladeira por uma noite

400 gramas de massa puba bem lavada, deixada na geladeira por uma noite

1/2 coco fresco

3 ovos

100 gramas de manteiga gelada

100 ml de leite

2 a 3 xícaras de açúcar (depende do seu gosto)

1 colher (de chá) de fermento em pó

É só passar tudo, gelado mesmo, no processador de alimentos. Como o meu não é muito grande, dividi em porções. Triturei primeiro a mandioca, depois triturei o coco, depois bati a massa puba com os ovos e a manteiga com o leite. Juntei açúcar, fermento, misturei e despejei em uma assadeira untada com manteiga. Forno médio até dourar. O bolo não fica fofo, é um bolo mais pesado, como um bom-bocado. A massa puba dá uma textura mais pegajosa.

Outro fermentado é o ginger ale (embora eu tenha apelado para atalhos que me fazem pensar se não seria melhor chamar de espumante de gengibre). A Neide Rigo apresentou um espumante de abacaxi, com abacaxi fermentado e caldo de cana no 7º Paladar. A receita dela vocês podem conferir aqui:

http://infograficos.estadao.com.br/public/paladar/setimo-paladar-cozinha-do-brasil/rec-espumante-abacaxi.html

Resolvi fazer uma bebida espumante com gengibre, que é algo que dá por aqui. Essa versão é “truqueira”, fica pronta em um dia, porque uso fermento de pão. Resulta em uma bebida com gás, doce, levemente alcoólica e refrescante. Só alerto sobre uma coisa: não a mantenha fora da geladeira, porque a garrafa pode explodir.

1 a 2 colheres de suco de gengibre (rale o gengibre e esprema)

3/4 xícara de açúcar

Suco de 1 limão coado

1 colher (de chá) de fermento para pão (usei o fresco, se for usar seco diminua para 1/4 de colher)

Água mineral (sem cloro)

1 garrafa pet de 1.5 litros, com tampa

Com a ajuda de um funil coloque dentro da garrafa o suco de gengibre, o suco de limão, o fermento, açúcar e água suficiente para quase encher a garrafa (deixe uns 5 cm de espaço, abaixo do gargalo). Sacuda bem para misturar tudo.

Tampe e deixe fermentando. De vez em quando abra um pouco a tampa para o gás escapar. Quando perceber que há bastante gás formado, leve à geladeira. E mantenha gelada para não formar gás em excesso. Consuma logo, não tem conservantes e não acho seguro estocar por mais que 3 dias.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, curiosidades, Doces, massas, receita. ligação permanente.

3 Responses to Bolo de Mandioca e Ginger Ale

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa eu faço muito bolo de puba, mais a massa é comprada.aqui os bolos são de produção rsrs o pessoal é louco por bolos eu faço aquela outra receita tua. Marisa poderia um dia antes do curso deixar endereço e horário eu tenho memoria de esquilo é como vejo todos os dias não tenho como esquecer. bjs.

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Obrigada Ma. bjs.

Os comentários estão fechados.