Repolho Crespo ou Savoy

Comprei só pela “buniteza” das folhas. Não é comum encontra-lo nas feiras e é mais caro que o repolho comum (R$5,00 cada).

Pelo que constatei, ele é meio duro, acho que é melhor cozinha-lo, não vai dar para fazer salada com ele…

As folhas externas são mais escuras e mais claras no miolo, como todo repolho.

E procurando por ângulos para fotografar encontrei esse, entre as folhas.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags . ligação permanente.

8 Responses to Repolho Crespo ou Savoy

  1. Luciene Tenório Nunes diz:

    Olá,
    Este repolho, como o branco e o roxo, em Portugal é chamado de couve. Este em particular chamam de couve lombarda. Fica uma delícia em cozidos.
    Linda semana!

  2. Ricardo diz:

    Bom dia Prezada Marisa
    Sou seguidor de suas noticias as quais achou muito interessantes já que gostou muito da culinária, sou uruguaio e moro aqui no Brasil já há mais de 30 anos, este repolho e muito comum la no Uruguai minha mãe sempre fazia cozidos e sopas com ele é muito gostoso com sabor em diferente ao repolho branco, seguramente no Uruguai foi introduzido pelos italianos já que lá o tema de chácaras e verduras començõu com os imigrantes italianos.
    Pode ser usado exatamente igual que o repolho branco, aqui no Rio Grande do Sul onde moro as vezes nas feiras algum colono de origem italiana traz, já experimente também ele fermentar como o branco e fazer chucrute com ele, leva mais tempo mas da resultado.
    Espero ter acrescentado mais alguma coisa.
    Ricardo

    • Marisa Ono diz:

      Olá, Ricardo. Vi algumas vezes em Londrina (PR), creio que por lá seja mais comum por conta dos imigrantes europeus. Fiz hoje, cozido, tem cheiro bem mais suave que o repolho comum.

  3. Byrd diz:

    Olá Marisa,
    Desde moleque esse repolho era uns dos ingredientes principais do que chamávamos de minestrone: uma sopa de caldo de feijão, cubos de pernil, batatas, macarrão (feito em casa) tipo padre nosso e ele, o repolho, que só podia ser o crespo! Aliás, essa sopa só era feita quando se encontrava um belo repolho crespo na feira. Abraço, Byrd.

  4. ricardo artur palmieri diz:

    voce poderia me indicar onde encontrar repoljo crespo em são paulo,que não seja no ceagesp,nem nos mercados municipais como o mercadaão central ou o de pinheiros?ficam muito longe pra eu me deslocar com esse transito caótico,será que só em feiras livres??preciso também saber onde comprar couve tronhcuda ambos para uma especia de cozido!!!obrigado desde já

    • Marisa Ono diz:

      Sinto, Ricardo, eu não conheço tantas feiras em São Paulo. Duvido que um dia irão aparecer em supermercados, são verduras de pouco procura e eles preferem manter vegetais que têm saída garantida e abastecimento regular. Frequento o Ceagesp quase que semanalmente, nos finais de semana. Bem cedo (7, 8 horas da manhã) o trânsito é tranquilo na região e dá para estacionar com calma por lá. A couve troncha só vi perto da Páscoa.

Os comentários estão fechados.