Chá Pu-erh do Teakettle

Semana passada, durante o evento da Jetro e Comitê Umami encontrei o Toshi Akuta. Ou melhor, ele me encontrou. Conheço-o pelo Facebook. E, para minha surpresa, ganhei dele um pote com chá.

Para quem não conhece o Pu-erh ou Pu’er (vi as duas grafias, fico na dúvida qual é a correta), é um chá chinês que passa por um processo de envelhecimento. É estocado por um longo tempo (em alguns casos, vários anos), depois de prensado em bolos ou placas. Com isso sofre ação de bactérias que fazem dele um chá com aroma terroso, mas menos tanino (ou seja, “amarra” menos na boca). Li em algum lugar que contém traços de lovastatina, que é um medicamento utilizado por quem precisa abaixar o índice do colesterol e teanina que dizem diminuir a ansiedade e ajudar contra a insônia. Mas pode atrapalhar o sono de uns, já que é diurético também, então não estranhe de sentir necessidade de levantar no meio da noite para ir ao banheiro. Eu gosto de tomar esse chá à noite, depois do jantar.

Outra característica interessante desse chá é que ele “abre” muito. Explico: na Ásia costuma-se usar chaleiras pequenas. Vai-se adicionando água e tirando porções pequenas de chá. E adiciona-se mais água quente, tira-se outra porção e pode-se ficar nessa brincadeira por horas. O pu-erh aguenta pelo menos 6 tiradas.

Uma curiosidade: esse chá precisa ser escaldado. Pelo menos foi essa orientação que recebi há algum tempo, quando ganhei esse chá pela primeira vez, da Nice. Parece estranho, mas é o que fazem na China com alguns chás. Despeja-se um tanto de água quente (nunca fervente), deixa-se alguns segundos e descarta-se essa água. Repita. Por fim, adicione água quente até encher a chaleira, espere um tempo até o chá atingir uma cor viva.

Para quem ficou interessado com esse chá e outros (são cerca de 150 chás diferentes, incluindo o matcha), vá ao Teakettle. Não se preocupe se ficar confuso, tem gente para orientar na escolha.

E lá não tem só chá, não, tem comida também. Fica na Rua Alexandre Dumas 1049, Chácara Santo Antonio, São Paulo. A página deles é esta aqui;

http://www.teakettle.com.br/

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, Lugares com as tags . ligação permanente.