Daikon Redondo (Maru Daikon)

Confesso que não guardei qual a variedade. Compramos as sementes em uma loja em Cotia, na marginal da Raposo Tavares. Lembro apenas que as sementes eram importadas do Japão.

Não confundam com o kabu, ou nabo redondo, que é bem menor, tem a pele mais lisa, enfim, tem outras características. O detalhe é que esse daikon tem uma parte externa mais dura e ela é visivelmente mais grossa que o daikon comprido. Costumamos descascar antes de cozinhar. Mas não é desperdiçado; essa “casca”, cortada em tirinhas e refogada e temperada com shoyu e pimenta rende um tipo de “kimpira”.

Hoje foi comido cozido, só com caldo e shoyu e ficou ótimo. Não tirei foto. É mais macio e suculento que o daikon comum. E rende um ótimo tsukemono.

Para fazer uma conserva rápida (asazuke) basta cortar em fatias finas (eu prefiro usar um cortador), colocar em um saco plástico, adicionar sal, um pouco de shoyu e um pouco de vinagre. Amasse um pouco com as mãos, feche o saco e guarde na geladeira por algumas horas antes de consumir.

Também pode entrar em uma salada, cortado em tirinhas.

Ainda não vi na feira, o que é uma pena. É um ótimo vegetal de outono.

O que foi plantado aqui sofreu com o excesso de chuvas dos últimos dias. Alguns racharam.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em conservas, Culinária japonesa, curiosidades, Fácil, receita com as tags . ligação permanente.

4 Responses to Daikon Redondo (Maru Daikon)

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Tem bastante Daikon na feira.Marisa, eu cozinho no caldo tb e fica muito bom só naõ sei como congelar agora vou congelar tb.

    • Marisa Ono diz:

      Eu simplesmente descasco, corto e congelo. Na hora de cozinhar, coloco na água já fervente, ainda congelado. Cozinha em menos tempo, porque no congelamento as fibras se rompem.

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Marisa este Daikon não é Coreano? e eles o chama de Radicio,ou radichio,eu comprei la Bom Retiro em um mercado Coreano inclusive me passou uma receita vou fazer se ficar boa te paço. bom feriado

    • Marisa Ono diz:

      Diulza, esse nabo redondo também tem no Japão. Tem um lugar que é famoso exatamente por produzi-los, mas são bem grandes. É que o solo de lá é muito rico, solo vulcânico…

Os comentários estão fechados.