Cará Estranho

Agora sou eu quem peço ajuda dos leitores. Ganhei o cará acima. Parece ser um tipo de cará do ar, como o cará-moela. No entanto, a cor – marrom escuro, cor de chocolate – e o formato são diferentes. Como só tenho esse, não vou parti-lo, provavelmente irei planta-lo.

Nada sei sobre ele. Ainda não tenho as folhas para fazer a comparação. Disseram-me que é conhecido como cará chapéu-de-couro, o que não resultou em nada na minha busca. Também o fato de dizerem que é utilizado em garrafadas no Nordeste pouco ajudou. Aliás, nem sei se é venenoso ou comestível! Alguém já viu desses?

PS: Desfiz-me desse cará. O sabor era ruim, amargo e há relatos de que é venenoso. Andei lendo algo a respeito e pesquisas apontam que pode provocar danos aos fígado. Por favor, não utilizem receitas caseiras sem perguntar a um médico. Há muita coisa ruim circulando por aí.

 

Share This Post

31 comentários em “Cará Estranho”

  1. Marisa cará de pedra, do mato ,a da terra, sapateiro do campo todos estes são nomes de caras vai saber agora qual pois este não parece cará,ta mais parecendo aboborarsrsrs bjs.

  2. Paula, o cará-moela ganhei da Neide, tem um formato diferente e cor clara. Vi esse site também, se parece, mas acho que vou esperar brotar e conferir as folhas.

  3. Marisa, tenho plantado cará-moela aqui em casa há uns 4 anos. Um tanto cai no chão e brota sozinho, só vejo quando começa a dar carazinho. Este ano catei, caídos não sei de qual rama, 3 que são muito parecidos com o seu. Tinham umas linhas saindo de toda a superfície, que depois caíram e deixaram cicatrizes. Cortei um. Parecia cará comum, não cará-moela. A casca, marrom por fora, era roxa por dentro. Eu havia plantado também cará comum, do roxo. Fiquei imaginando se os dois cruzaram. Os outros dois estão aqui na gamela até hoje e ainda não resolvi comer.

  4. Mesmo, Gilda? Não sei nada da reprodução do cara-moela. Não prestei atenção nos que tenho aqui, não sei se dão flores, o que justificaria o cruzamento…

  5. Conheci o cará pedra ou cará sapo no Gestival Revelando São Paulo, a Da Cida da Barraca de São Francisco Xavier, cedeu plantei, seguidos anos levo ao Festival, este ano fui a Valinhos e levei a ela, usa como remédio para diabetes, é amargo,não se consome igual ao cará moela, ela fez uma limonada, pegou um pequeno pedaço do cará e bateu no liquidificador, estou vivo

  6. Olá Marisa.
    Assisti a uma edição do Globo Rural que falou desse cará. Uma pessoa de Uberlândia MG perguntou e um agrônomo orientou à apresentadora a dizer que se tratava de uma espécie de cará chinês, mas segundo ele, existem inúmeras espécies, sendo algumas venenosas e portanto era aconselhável não comer.
    Também estou muito interessado em informações a respeito desse cará, pois tenho dele aqui na chácara. Se souber alguma coisa, favor informar por este e-mail. Grato. Dejair

  7. Marisa, também ganhei um cará deses e me disseram que era um ótimo remédio natural para controlar a diabetes. Fiquei na dúvida e resolvi pesquisar. Se tiver alguma informação sobre ele, pode me falar por favor.
    Att,
    Marina

  8. Eu acabei me desfazendo desse cará, Marina. O sabor não era bom e como não encontrei referências dele como comida, achei mais seguro não consumir.

  9. Gente, resumindo, todos se desfizeram desde cará? Eu recebi alguns e até enviei pra minha tia por causa da diabetes. Mas vim pesquisar e estou preocupada. Vou dizer pra ela nao consumir.

  10. ganhei deste cara de uma amiga de Uberlândia, o esposo dela tem diabete e estava a 600 e nada controlava, então deram pra ela este cara e ela fez pra ele, e a diabete dele controlou

  11. É cara chinês. Serve p baixar a taxa do diabetes. Coloca duas fatias de molho eem um copo de agua e beba apos o cafe apos almoço apos o jantar. Usa somente um copo por dia.

  12. Keilah, cará e inhame (e outras tantas coisas mais) podem ser venenosos e não há registro de consumo deles crus. Sério, pare de consumir isto e siga as orientações do médico. Existem medicamentos bons e a preço acessível.

  13. Gente! To pasma… A moça que trabalha aqui em casa disse que tinha uma fruta que baixava o diabetes… Assim ela trouxe esse maldito cará e eu tomei a água por tres dias, ou seja, ela cortou em pedacinhos e curtiu num copo com mais ou menos 200 ml de agua… Passei uma semana terrível… com fortes dores no intestino fígado, e rins… Estou medicada com Soro e Probióticos por causa da diarreia… é veneno! Não ingiram!

  14. Pois é, Beth Franco. Essas “receitas naturais” precisam ser vistas com cautela. Muita coisa que dizem aí que faz bem é pura boataria. Tem muita gente indo parar no hospital com crises renais por consumir couve crua, inhame cru, carambola…

  15. Ola.nasceu um pe desses no meu vaso,deixei crescer e colhi…experimentei refogar,mas nem o dito cujo consegue comer de tao amargo…depois pesquisei e vi que nao é de comer…mesmo que fosse ninguem consegue…

  16. Nossa…indicaram p minha mãe dizendo que é bom p dores estomacais,ela disse q a dor do estomago dela melhorou,eu estou com medo de tomar ja que ha indicios que é venenoso.

  17. Renata, com saúde não se brinca. Procure a orientação de um médico. Existem muitas plantas venenosas e nem tudo o que dizem por aí é verdade.

  18. Aparentemente é uma variedade de Dioscorea Bulbifera, assim como o cará moela, porem pouco domesticado. É uma espécie com varias cultivares que mudam de tonalidade, assim como o cará moela tem pode ser de 3 tonalidades diferentes. Apesar de haver um uso alimenticio, nao há garantia de segurança alimentar ja que essa variedade conhecida como cará chines tem varias cultivares e plantas nao domesticadas, sendo somente seguri para consumo o cará moela.

Os comentários estão encerrados.