Mostarda Caseira e Pão de Inhame

Nunca fiz mostarda, sempre comprei pronta. No entanto, por curiosidade, minha mãe plantou um punhado de mostarda amarela e colhemos as sementes. Para aproveitar a safra, acabei fazendo uma conserva. O sabor não é tão picante quanto eu esperava, mas o aroma! Ficou ótimo em um peito de frango em tirinhas, refogado. No final, um pouco de mostarda e creme de leite. Para fazê-lo, basta hidratar as sementes -elas incham consideravelmente – e triturar um pouco no processador de alimentos. Não precisa transformar em pasta, é só para quebrar um pouco e liberar mais aroma e sabor. Sal e vinagre, nada mais. Prove, não deve ficar muito salgado mas também não deixe de usar sal, ajuda na conservação. Um pouco de acidez também contribui com o sabor e na conservação. Deixei uns dias na geladeira, tornou-se uma mistura um pouco viscosa. Também fica bom no sanduíche, os grãos de mostarda ficam macios e dão uma textura diferente.

A outra coisa que fiz nos últimos dias foi pão de inhame. Estamos na safra. Coloquei uns pedacinhos de bacon na massa esticada, enrolei. Ficou bom também sem nada. Usei a mesma receita do pão de mandioca, substituindo pela mesma quantidade de mandioca por inhame cozido:

http://marisaono.com/delicia/?p=174

A mesma receita fica bom substituindo a mandioca por kabocha:

http://marisaono.com/delicia/?p=3822

E fica também bom com batata ou cará, sempre na mesma proporção de mandioca cozida. Ou seja, se não tiver mandioca, substitua por outro tubérculo.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em massas, molhos, receita. ligação permanente.