Sopa de Fiapos e Mitsuba

A sopa é uma desculpa para usar uma verdura não muita conhecida por aqui, o mitsuba, ou trevo japonês.

A folha é grande e o sabor dela é herbal, não é ácido como o trevo comum. Cozinha rapidamente e costumo usar em sopas, ensopados ou na decoração de algum prato.

Costuma ser comercializada em maços. Esses ganhei de um feirante em Ibiúna.

Para a sopa, usei o caldo de frango leve que uso quando preparo Foo, por exemplo. Adicionei um pouco de dashi para aumentar o “umami”. Para uma sopa para 2 pessoas, adicionei cerca de 100 gramas de carne de siri (comprada já desfiada e congelada) e deixei ferver. Tirei a espuma da superfície, adicionei sal, conferi o sabor.

Juntei um ovo batido, misturei para formar os fiapos e joguei um bom punhado de folhas de mitsuba dentro. Um minuto de fervura e estava pronto. É quase uma canja, bem leve, que funciona bem para acompanhar uma refeição, como um chá salgado.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, receita, sopas com as tags , , . ligação permanente.

4 Responses to Sopa de Fiapos e Mitsuba

  1. Marcia diz:

    Que folhas enormes!! Aqui as que sao vendidas no mercado sao pequenas, como as de salsinha. No chawanmushi da um toque especial (^-^). Tua sopa me deu ideia pra outra sopa… mas vou esperar o tempo esfriar um pouco.

  2. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Eu ando doida com receita de sopa pois ando comendo mais neste inverno, mais nem te falo que aqui não tem.tenho que ir por ai em Ibiuna pois aqui vou sempre em Suzano mais tem coisa que não acho.

    • Marisa Ono diz:

      Se não encontrar mitsuba, Diulza, use outra erva como cebolinha. Também pode usar um pouco de horensô, que também cozinha rápido.

Os comentários estão fechados.