8 Comments

  1. Marisa Ono

    Talvez, Myrna. Ainda vou dar uma chance a essas massas. Só que vou dar um tempo porque esse negócio de provar um monte de gyoza e shumai de uma vez só encheu. =P

  2. Marisa Ono

    Orlando, normalmente consumo tofu (quando bem fresco) só com shoyu e gengibre. Fiz algumas receitas, digite “tofu” na caixa do lado e a pesquisa apresentará todos os resultados.

  3. Caio Queiroz

    olá marisa,tudo bom? então,eu queria aprender o guioza pelo o primeiro passo,à massa.à senhorita tem alguma receita mais prática que possa me proporcionar? ficaria muito grato.

  4. Marisa Ono

    Caio, escrevi bastante sobre gyoza, inclusive massa, recheio. Basta dar uma procurada, digitando “gyoza” na caixa do lado esquerdo, logo abaixo de “Pesquisa no blog”.

  5. christopher

    Adoro gyoza e minha mãe fazia um delicioso, vamos ver se consigo convence-la de fazermos quando eu for para lá no ano novo, com um monte de comilão acho que serão necessários pelo menos uns 300!!!

    Essa diferença na espessura TALVEZ seja para massas voltadas para o publico chinês.
    Eu trabalhava numa fazenda de gado leiteiro em Hokkaido, junto com 1 chinês, e um dia ele trouxe um amigo que se ofereceu para fazer comida e o gyoza(sui) dele era feito com uma massa bastante grossa.
    Entendo que não posso concluir que todos na china usem uma massa grossa para fazer o gyoza mas já ouvi dizer que não é incomum encontrar lá, essa iguaria com uma massa mais grossinha.
    Pesquisei no google imagens por 饺子(chinês) em vez de 餃子(japonês) e aparecem tanto os com massa fina quanto com massa grossa, já pesquisando em 餃子, as imagens que tem os gyozas com a massa mais grossa são links chineses.
    Ouvi dizer também que a maioria dos pratos chineses comidos no Japão, mesmo os encontrados em restaurantes chineses, já estão bem modificados para o paladar japonês.
    Não sei até que ponto posso acreditar mas uma amigo meu japonês, que já namorou uma chinesa e foi várias vezes para china, disse que em restaurante bom que se gaste 40~50U$ em um prato, a comida é maravilhosa mas fora disso, em barraquinhas ou restaurantes comuns a comida é quase intragável.

  6. Marisa Ono

    É, Chrisotpher, eu já provei gyoza (cozido) feito por chineses lá no Japão. A massa era mais grossa sim. Mas fico me perguntando se não é uma questão de região também. O fato é que as massas que testei eram grossas demais para fazer na chapa. Cozidas talvez funcionem melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *