Cozinhando Kabocha (Abóbora Japonesa)

Por vezes descubro que algo que considero banal é, para outra pessoa, uma novidade surpreendente. No caso, uma dica para cozinhar a abóbora japonesa com perfeição.

Quem gosta dessa abóbora já deve ter passado pela situação de vê-la se desmanchar e deixar o caldo turvo. Claro que é preciso ficar atento para que ela não cozinhe demais. No entanto, há uma pequena dica para que esse prato, tão simples, fique com uma aparência bem melhor.

Basta cozinhar a metade de cima da abóbora!

Normalmente, quando compramos uma kabocha inteira, cortamos ao meio, no sentido do comprimento. E usamos uma metade ou um quarto, não? Pois então, estamos usando duas partes que têm características diferentes.

A metade de cima é mais firme, tem mais amido e cozinha sem se desmanchar com tanta facilidade. A parte de baixo pode ser usada em sopas, purês, por exemplo.

E para fazer a abóbora aí da foto? Só coloquei em uma panela com caldo (dashi ou água com caldo industrializado como o Hondashi), shoyu, sake (o álcool também contribui para que ela não se desmanche tanto) e mirin (pela doçura e cor). Fogo alto até ferver, depois abaixe e cozinhe até que fique bem macio. Eu prefiro comer morno, por isso desligo o fogo e deixo descansar por uns 15 minutos. O sabor do caldo penetra na abóbora e ela fica mais saborosa.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, curiosidades, dicas com as tags , . ligação permanente.

7 Responses to Cozinhando Kabocha (Abóbora Japonesa)

  1. Shima diz:

    Adorei saber disso!!!
    Para mim é novidade!

    Vou testar da próxima vez, aliás, me impressiona como essa abóbora é barata.

    • Marisa Ono diz:

      É que abóbora é um vegetal que aguenta ser estocado, então as perdas são bem menores que no caso do tomate, por exemplo. Isso conta também no preço dele. Pelo que me disseram, tem sido plantada na região nordeste do Brasil, onde há mais sol e menos umidade. A planta é sensível a fungos, uma região úmida não é a melhor opção para o plantio dela, Shima.

  2. Maria Luiza diz:

    E ela se cozinha com casca? Bom saber disso! Amo abóboras! Obrigada.

  3. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Eu amo esta abobora faço de todo jeito assada, pure tudo aprendi mais uma. Marisa esta ta linda até a casca ta bonita sem manchas amamareladas.

  4. Meire diz:

    Que maravilha essa dica, vou aproveitar e fazer para o almoço de hoje.

Os comentários estão fechados.