Yatsuhashi ou Otabe

Mais uma dos assuntos que acabaram surgindo no Facebook. Eu nunca comi yatsuhashi ou otabe (não sei se os nomes são diferentes por conta da região ou se yatsuhashi é o nome da massa e otabe é essa massa recheada; enfim, pesquiso outro dia). É um doce típico de Kyoto, mas nunca estive lá. Cheguei a ve-lo em lojas de presentes (creia, doce, no Japão é presente). Fiz, baseando-me na receita de um livro que tenho por aqui. Logo encontrei uma pequena dificuldade: esse doce é feito com farinha de arroz (geralmente koshihikari), chamada joushinko, que não tem por aqui. Tive que adaptar. Leva também farinha de arroz glutinoso chamado de shiratamako, próprio para fazer doces. Tem na Liberdade, é comum usa-lo para fazer os bolinhos que vão no senzai.

Geralmente na embalagem colocam uma imagem desses bolinhos, é a dica para comprar a farinha certa.

Resumindo, é uma massa de arroz que é um pouco elástica, quase como uma tapioca. Pode ser cortada em quadrados e recheada com doce de feijão ou cortada em tiras e comido assim mesmo, ou enrolado em um lindo morango ou até mesmo com sorvete. A quantidade de açúcar (enorme, aliás) evita que a massa endureça muito, mesmo gelada.

Comece deixando arroz tipo oriental, lavado, de molho por algumas horas. Ele vai ser fácil de morder e desmanchar com facilidade. Triture no liquidificador com água até que se forme um creme, esfregando esse creme entre os dedos quase não se sente os grânulos de arroz. Coe e esprema em um guardanapo limpo. Retire o máximo de água que conseguir.

Para cada 70 gramas dessa massa use:

30 gramas de shiratamako

120 gramas de açúcar

70 gramas de água

Misture tudo e passa por uma peneira, para ter certeza que não ficou nenhuma parte sólida sem se dissolver.

Cozinhe no vapor, sobre um guardanapo úmido, até que a massa fique sem gosto de arroz cru e ela vai ficar bem firme. Outra opção é cozinhar no microondas, funciona bem. Mexa eventualmente (o tempo entre cada mexida varia conforme a quantidade; para ter uma ideia, fiz com 250 gramas de massa de arroz e cozinhei por 6 minutos, cozinhei por mais 3 minutos, mexi e voltei a cozinhar por mais 3 minutos).

Despeje em uma superfície ligeiramente umedecida e amasse um pouco, para uniformizar a textura. Use luvas porque a massa quente é bem grudenta. Ou cubra a massa com um guardanapo fino e umedecido e sove por cima dele.

Abra em uma superfície polvilhada (no caso acima, usei matcha, chá verde especial em pó) ou kinako (farinha de soja torrada). Há versões com canela em pó, gergelim preto torrado e triturado e até mesmo chocolate em pó.

Abra bem fino e corte em quadrados ou tiras, ou conforme gostar.

Sirva com chá.

PS: as das fotos ainda ficaram um pouco grossas, deveriam ser bem finas mesmo, era para ser um pouco mais grossas que uma folha de papel. Bem fechado, aguenta pelo menos 2 dias sem estragar ou ressecar; o açúcar funciona como conservante.

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces com as tags , . ligação permanente.