Somen Sarada – Salada de Somen

Existem diversas receitas de “saladas” com somen (macarrão japonês fino, quase como um cabelo-de-anjo, mas sem ovos). Já é comum comer essa massa fria, para virar salada é só um passo. Vi versões até com atum em lata e maionese! Fui menos ousada, é verdade. A grande vantagem desse macarrão é que cozinha muito rápido. Enquanto a água esquenta, dá tempo de picar tudo e organizar os pratos. Preparei o frango no microondas, do jeito que expliquei aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=2127

Cozinhe o somen em água fervente, tomando cuidado para não cozinhar muito. Escorra e lave. Sim, abra a torneira e despeje água fria em cima sem dó. Mexa com a mão, para que tudo seja lavado e esfriado. Escorra bem. Divida em porções nos pratos.

Por cima coloquei tirinhas de frango, pepino, cebolinha (a parte branca) em tirinhas, gengibre em conserva (tem pronto nas mercearias de produtos orientais) e ovos.

Aliás, esta semana me perguntaram sobre esses ovos. Para cada ovo, adicione uma colher de chá de açúcar e uma pitada de sal. Bata para misturar bem as claras com as gemas. Frite em uma frigideira untada com óleo. Tome cuidado para fazer discos bem finos e não doure demais. Depois é só empilhar e cortar em tirinhas. O açúcar acentua a cor do ovo (embora eu tenha usado ovos caipiras).

Por cima vai um molho à base de shoyu, vinagre e um pouco de óleo ou óleo de gergelim. Fica  a gosto, mas lembre que a massa não é salgada, é bom que o molho tenha “um ponto” a mais de sal.

PS: No lugar de frango, pode usar presunto ou fazer um prato vegetariano, porque não? Tirinhas de cenoura, broto de feijão aferventado, as possibilidades são muitas.

Share This Post

8 comentários em “Somen Sarada – Salada de Somen”

  1. esta salada e tudo de bom hein! com este calor será muito bom.Marisa vou cedo na Liberdade com meu filho mais velho voçê não vai la se for eu queria te pedir para evar algumas coisa que ando necessitada inclusive seu Shio queria experimentar, e vou comprar coisas pro fim de ano. bjs.

  2. Adorava essa sazonalidade na comida japonesa. Esperava o ano todo pra comer Hiyashi Chuka, mesmo tendo a possibilidade de fazê-la em qqr época do ano. rsrsrs. Delícia de salada.

  3. Pois é, Bia. Eu ainda fico chocada com gente querendo comer morango em pleno verão (ruim, ruim, ruim sempre). A paciência de esperar a época certa era sempre recompensada. Castanhas assadas no inverno (apesar de existir congeladas), raspadinhas no verão, sanma gordo no outono.

  4. Marisa, você poderia recomendar algumas marcas de Somen?

    Minha mãe costuma comprar da Mezzani mas notei que ultimamente estão fabricando com os fios mais grossos e nós aqui em casa gostamos do Somen com fios finos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *