Awayuki Kanten

Trata-se de um doce relativamente simples, mas com duas texturas. Uma delas é uma espuma leve e a outra, uma gelatina consistente, de alga, que não derrete à temperatura ambiente. Parece coisa da gastronomia molecular, não? Espuma, texturas… mas não. É um doce antigo da confeitaria japonesa. Não pesquisei há quanto foi criado, nem onde, nem por quem. Lembro vagamente de ter comido na minha infância, feito por uma tia. Como eu comi, creio que algum leitor também deve ter comido algo parecido.

Essa é uma versão bem simples e, provavelmente, mais tradicional. Mas nada impede a adição de sabores ou frutas.  Dei uma olhada no Google e apareceu muitas variações.

2 claras

100 gramas de açúcar

7 gramas de gelatina de alga (kanten)

60 gramas de açúcar

500 ml de água

Essência de limão ou outro de sua preferência

Bata as claras em neve. Adicione o açúcar aos poucos e continue batendo, até formar um merengue.

Enquanto isso, misture o açúcar com a gelatina. Adicione água e misture, até que dissolva. Leve ao fogo até ferver. Retire a espuma que se forma na superfície com uma colher ou concha. Ferva por 3 minutos. Despeje essa gelatina ainda quente sobre as claras, batendo sem parar. Continue batendo até que comece a engrossar um pouco.

Despeje em uma forma retangular. Eu preferi fazer umas ondas na superfície com uma espátula, antes que o doce firmasse.

Depois de frio, cortei em quadrados.

PS: Já vi versões em que não há a camada de gelatina, é só espuma. Creio que tem a ver com a proporção claras/gelatina e o tempo em que a mistura é batida.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Doces, receita com as tags , . ligação permanente.

6 Responses to Awayuki Kanten

  1. Neuza diz:

    Oi Marisa, minha avó fez esse doce uma ou duas vezes… Faz muito tempo,ela não colocava sabor e kanten era item de luxo,ela fazia nos casamentos.Ela fazia yokan tb, para decorar as mesas. Eu preferia o kanten vermelho, que mesmo sem sabor nenhum, era uma delícia!

    • Marisa Ono diz:

      Pois é, Neuza, o que comi só tinha um leve toque de limão, acho. E a gente se encantava com kanten, que era trabalhoso de se fazer (o pessoal fazia com tengusa, que tinha que ferver por horas). Yokan, quando a gente ganhava, cortava em fatias finas para render.

  2. Nina diz:

    Ola desculpa voce sabe indicar-me un supermercado o uma loja que vende produtos asiaticos en algarve? eu moro en lagos

  3. shigueko diz:

    fiz o awayuki kantem ,mas nao ficou a camada de kantem. preciso colocar mais kantem? e posso colocar suco de limao no lugar da essencia? obrigada.

    • Marisa Ono diz:

      Não, não adicione mais kanten, apenas bata menos. O kanten vai esfriando conforme bate e incorpora ar. Tome um pouco de cuidado com ácidos, podem afetar a textura do kanten, que é diferente da gelatina em pó.

Os comentários estão fechados.