Minha Vez no Riconcito

Bem, muito já foi falado do Reconcito, restaurante que começou atendendo uma clientela peruana e boliviana e que no ano passado ganhou o prêmio “Melhor Ceviche” do Paladar. Fui com leitores do blog que viraram amigos. Confesso que nunca havia ido para aqueles lados da cidade.

Começamos com o Ceviche de Pescado. O da foto acima é a porção média (são 3 tamanhos: pequeno, médio e grande). O sal estava na medida, um pouco picante, o coentro discreto. De fato, bem melhor que uns que já comi.

O arroz chaufa mixto (frango e carne de boi, com ovos) é o resultado da influência chinesa no Peru. Vale pela curiosidade mas prefiro os que como nos chineses. Também de influência chinesa são os macarrões, que lembram o yakisoba.

Como havia espaço no estômago (estávamos em cinco) pedimos um chicharron mixto: lula, camarão, peixe e batatas fritas. As lulas estavam macias e, bem, era frito, é raro fritura não ser gostosa.

Bebemos Inca Kola (a cor é essa mesmo, parece ser algo radioativo, lembra detergente mas o sabor é algo entre essência de abacaxi e tuti-fruti; é doce, bem doce) e Chicha Morada que, pelo que entendi, é feita de um preparado (Negrita). Também muito doce, com gosto de cravo e canela, lembrando xarope para tosse. Não, não foi a minha primeira vez, já conhecia, eram comuns nas mercearias latinas do Japão.

Pedimos também alfajores, que são diferentes dos que vemos por aqui. Os alfajores peruanos não são cobertos com chocolate. Eu fiz uma receita aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=4937

A versão deles é um pouco diferente, vai amido de milho na massa. O sal é presente na massa do biscoito. Quem quiser, pode levar para casa.

E pedimos uma torta gelada, que era um bolo com recheio de um creme, coberto com gelatina. Não era muito doce, mas também não era nada memorável.

A conta ficou em 33 por pessoa (estávamos em cinco) sem os 10% de serviço. O atendimento não é o mais primoroso do mundo, o salão se encheu de fumaça, o lugar é apertado e a vizinhança, bem, não é das mais amistosas. E mesmo assim havia uma fila enorme de gente querendo provar o cheviche. Vale? Vale pelo ceviche. Lamentei que, apesar de constar no cardápio, não havia causa releña nem papa a la huancaina. Também não fazem ají de pollo ou gallina . Não vi picarrones nem bolo dos tres leches nas opções de sobremesa. São opções óbvias e que eu esperava encontrar. Por outro lado, as opções de carnes salteadas com batatas e de sopas me pareceu interessante. Ficam para uma outra vez.

Riconcito fica na Rua Aurora 451, Centro.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades, Lugares. ligação permanente.