Nashi Uri (Uri-pêra)

Creio que pouca gente conhece essa fruta. Eu mesma não conhecia até pouco tempo. Tudo começou quando uma feirante perguntou para a minha mãe se ela não tinha sementes de nashi-uri. Após alguns telefonemas, as sementes vieram. Dividimos entre conhecidos e este ano colhemos.

Apesar de pequeno, parece-se com melão, tem formato de melão, é docinho e as sementes são bem semelhantes ao melão. Bem, de fato, é da mesma família mas para o japonês, uri é uri e melão é outra coisa. Talvez pelo fato do melão ser mais suculento e o uri é mais crocante, lembrando mais a textura de um pepino.

Pesquisando na internet vi que sob o nome “nashi uri” existem diversos melões, que podem ser brancos, esverdeados ou amarelos como esse. Enquanto verdes eles são firmes.

Quando está maduro costuma rachar, o que faz com que não dure muito.

Este é o pé com frutos. Já está no fim da safra, a planta está perdendo o vigor, daí a aparência um tanto quanto triste.

No entanto, é bem possível que ainda tenha um fruto temporão.

E, por fim, porquê cultivar esse pequeno melão? Bem, é uma outra opção – provavelmente pouco nutritiva, é verdade – e prefiro ter diversidade aqui na horta. Também gosto de pensar que estou preservando uma espécie, há quem sinta falta dela, como a senhora lá da feira. E alguns, como eu, que não conhecia, pode vir a gostar dele. Quem sabe? Um dia talvez volte a ser comum nas hortas, como já foi, há uns 50 anos.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades com as tags . ligação permanente.

10 Responses to Nashi Uri (Uri-pêra)

  1. Alessandra diz:

    Olá Marisa!

    Você come o ‘nashi uri’ como fruta ou faz conserva? Quando tiver um tempinho, coloque fotos da sua horta! Abraços!

  2. mauro diz:

    Olá Marisa gostaria de saber ,aonde consigo sementes para plantar ? ja estou a procura de nashi uri a muito tempo.
    grato mauro

  3. franciele diz:

    Olá consegueria me informar como consegue essa semente?
    Preciso conseguir sementes nashi uri, tem 45 anos que perdi minhas sementes…obrigada.

  4. Elina Tanaka Ogino diz:

    Boa noite,Marisa eu comi muito esse nashi-uri nem sabia que era esse o nome eu conhecia como mahka-uri recentemente adquiri por doação sementes de mini melão que pensei que fosse o nashi-uri,mas para minha surpresa era o uri comum que vce diz shima-uri que tbm já não se encontra com tanta facilidade por aqui,fiquei feliz com o uri,mas gostaria de saber como faço para conseguir as sementes nashi-uri,sou de Bauru interior de SP,aguardo contato…muito obrigada.

  5. alexandre diz:

    olá.. boa tarde.. minha família possui uma empresa na cidade de lucélia, interior de são paulo.. e nós trabalhamos com a fruta.. tanto a fruta apenas .. como também fazemos tsukemono (conserva) com a fruta… realmente não é fácil de se encontrar ..

  6. Luiz diz:

    Moro no Japão e aqui tem muito uri só que somente no verão. Uma interessante é o kabotcha somem. Quando se cozinha esta abóbora, ela solta vários vios como se fosse macaarrão.

  7. Oscarino Tsuguio Yoshino diz:

    Olá Marisa! O nashi uri me remete a minha infância em Londrina na area rural. Já comprei gato por lebre na internet dizendo que era o nashi uri. Gostaria de comprar alguma semente se tiveres. Lembro que era bem doce e um aroma bem gostoso.

Os comentários estão fechados.