O Café

Estava para falar desse livro já há algum tempo. O livro O Café é de Cristina Ruiz, da Biluma Cultural. O livro foi lançado há pouco tempo (dia 25 de janeiro, no museu do café, em Santos). Conta com prefácio de Ensei Neto.

Bebo mais café que chá. E o café é tão frequente e há tanto tempo que esqueço o valor que tem. Ou valores. Na maior parte do tempo o café, para mim, é para acordar, para animar, um sinal de hospitalidade. Mas o mundo todo quer café. Ele é cobiçado, negociado, abriram-se vias para que sua safra fosse escoada.

E assim como muitas famílias de imigrantes japoneses, a minha também esteve envolvida no cultivo de café, que fez a fortuna de uns, nem tanto de outros. Cresci ouvindo histórias de cascavéis encontradas em covas dos pés de café e de gente que sofreu com a intoxicação dos pesticidas utilizados na época (hoje, felizmente, proibidos). No livro há um capítulo sobre a imigração e a relação dos imigrantes com o café.

Cristina traça toda a história do café. Apresenta a importância dele no desenvolvimento do país, as cidades que surgiram por causa dele, os altos e baixos do ciclo do café, mas de uma maneira bem mais interessante do que vimos na escola. E tem muito mais, em dois idiomas (português e inglês) e com lindas fotografias.

E pensou que era só? Não, também tem receitas de bebidas quentes e frias e sobremesas feitas com café.

Enfim, foi um livro que li em uma sentada, seguindo o desenrolar da linha do tempo e da sequência dos fatos e suas consequência.

Para quem se interessou, entre em contato com a Biluma Cultural através do e-mail:  editora@bilumacultural.com.br

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, Compras. ligação permanente.