Gelatina Colorida Sem Creme de Leite e Sem Leite Condensado

Eu gosto de gelatina. É gelado, é colorido, tem um quê de divertido. Mas queria uma sobremesa com menos gordura, menos açúcar. Comprei 4 potes do tal iogurte grego e arrependi-me até o fundo da alma. É doce que dói. Dá desgosto. Mas tem uma textura boa, bem próxima de um creme de leite denso. Então usei como substituto do creme de leite que costumam usar nessa receita. E cortei o leite condensado porque achei completamente desnecessário. Ficou bom, não senti falta de nenhum dos dois ingredientes.

Gelatinas nos sabores que preferir. Usei 4 pacotes e preparei conforme as instruções da embalagem.

3 potes de iogurte grego sem frutas, o dito “tradicional”

1 garrafa de leite de coco

1 xícara de leite

1 envelope de gelatina em pó sem sabor

100 ml de água fria

Açúcar à gosto

Prepare as gelatinas com sabor e coloque cada sabor em um pote ou tigela e leve à geladeira até firmar. Depois de firme, corte em cubos e distribua em potinhos individuais ou em uma tigela grande o suficiente.

Hidrate a gelatina em pó sem sabor com 100 ml de água fria. Leve ao microondas por cerca de 30 segundos ou até aquecer bem e dissolver.

Coloque num liquidificador o iogurte, o leite e o leite de coco e liquidifique para misturar tudo. Adoce à gosto. Adicione a gelatina sem sabor dissolvida e liquidifique por uns instantes, até misturar bem.

Despeje sobre os cubinhos de gelatina nos potes ou na tigela. Leve à geladeira até firmar.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, receita com as tags . ligação permanente.

4 Responses to Gelatina Colorida Sem Creme de Leite e Sem Leite Condensado

  1. nanci diz:

    otima ideia, vou testar com o iogurte natural, que já eh um pouco adocado, e como não curto leite de coco, vai sem ele, vou testar, fica bem light

  2. antonio candia diz:

    Pois dona Marisa, até onde minhas pesquisas mostraram, o tal iogurte grego nada mais é do que iogurte drenado (em geral de um dia para outro). Testarei nos próximos dias.
    E, realmente, experimentei um de baunilha (não lembro a marca) que, embora tivesse pontinhos pretos (tenho quase certeza que artificiais rsrs) era muuuuito ruinzinho.
    Agora, os com polpa de fruta em separado, achei bem bons, embora de preço exorbitante.

    • Marisa Ono diz:

      Antonio Candia, outro dia fiz um iogurte com a adição de leite em pó (aumentando, pelo menos em teoria, a quantidade de proteína em 100%) e adicionei 1 colher de gelatina incolor hidratada e dissolvida em um pouco de água. Ficou firme, com uma textura bem próxima ao iogurte grego do Brasil (é, pelo que parece, adoçado assim, só no Brasil mesmo). E sem açúcar, para eu colocar a calda que bem me der na veneta. Ou não.
      Eu costumo deixar o iogurte em um coador de café (que nunca viu café) com filtro de papel, na geladeira. Ele vai pingando devagar, fica bem firme. Ah, o coador fica em cima de uma caneca para recolher o soro.

  3. Sandra Ferreira diz:

    Oi Marisa, vou fazer essa gelatina ainda hoje. Eu faço iogurte em casa e coloco um tecido tipo fralda de bebe (algodão) pra ele escorrere na geladeira. Faço iogurte caseiro há 35 anos. Nem se compara com essas coisas que vende por ai. Já fiz com coador de papel mas, não gostei do sabor. Fica um gostinho de papel estranho, mesmo sendo sem usar. O pano para mim funciona melhor. Nesse calor, a gelatina cai muito bem. Delicia!! Bjs

Os comentários estão fechados.