Bolo de Bagaço de Cenoura

Ontem precisei de suco de cenoura. Usei um extrator de suco, daqueles potentes que foi moda no começo do século. Sobrou o bagaço. Não, não fiz nenhum suco detox, não acredito nisso. O fato é que não gosto de disperdício. Poderia ter dado para as galinhas ou colocado na composteira e transforma-lo em adubo. Mas preferi fazer um bolo de cenoura, que há muito não faço.

Aliás, vou confessar uma coisa: detesto bolo de cenoura de liquidificador. Quase todos têm uma massa pesada, quase borrachuda. Aliás, não gosto de “bolo de liquidificador”. E esse bolo tem uma massa fofa, úmida, com sabor de cenoura e manteiga. A cobertura, feita com um pouco de cream cheese é cremosa, gostosa e é uma opção para o glacê de chocolate.

Bagaço de cerca de 500 gramas de cenoura. Se não tiver um extrator, rale a cenoura fino e esprema em um pano fino limpo.

140 gramas de manteiga

180 gramas de açúcar

1  1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

4 ovos inteiros

210 gramas de farinha de trigo

Bata a manteiga com o açúcar. Adicione os ovos um a um. Junte o bicarbonato e bata mais um pouco. Adicione o bagaço da cenoura e bata. Junte a farinha e bata apenas para misturar. Despeje em uma forma quadrada com 20 cm de lado,  untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido não muito quente. Asse até que o centro esteja cozido e o bolo, dourado. Espere amornar antes de empregar a cobertura.

Para a cobertura usei cerca de 50 gramas de cream cheese, umas 3 colheres de creme de leite e açúcar de confeiteiro. Bati o cream cheese com o creme, até ficar cremoso. Fui juntando açúcar até formar um creme consistente. Poderia ter aromatizado com raspas de limão ou baunilha.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

9 Responses to Bolo de Bagaço de Cenoura

  1. christopher diz:

    Acho que você trocou e colocou 2 x manteiga, uma dessas medidas deve ser de açucar.

  2. luci diz:

    Olá Marisa sempre visito o seu blog e gosto muito. Parabéns! Só uma sugestão para o bagaço da cenoura, é uma salada com ovos cozidos, fica parecendo um farofinha, tempere somente azeite, sal, ajinomoto e cebolinha verde.

  3. ricardo diz:

    Tem como tirar o açucar e a gordura?

  4. luciana diz:

    Ola Marisa. Gratidao pelo seu post. Faco todo dia um suco verde de manha e coloco cenoura, entao, sempre tem o bagaco que sobra. Foi um alivio achar sua receita para este dia chuvoso em SP. Fiz o bolo com metade dos ingredientes e ficou ótimo… So troquei a calda por calda de chocolate HEHEHE!

  5. Rogério diz:

    Interessante, vou tentar fazer.

Os comentários estão fechados.