Asuparagasu to Tsuna no Wafu Pasta (Massa Com Aspargos e Atum à Japonesa)

Os japoneses consomem muitos enlatados. Mas há um motivo um tanto sinistro por trás desse hábito: o risco de terremotos. Eles são orientados a manter um estoque de não-perecíveis em casa, coisas que podem ser consumidas sem a necessidade de fogo ou água. Como esse estoque precisa ser renovado constantemente, é natural que comam enlatados no dia-a-dia.

Esse prato é uma massa mas não é uma receita italiana. Os japoneses gostam de macarrão e com o tempo desenvolveram receitas com o gosto e o jeito de lá. Um toque de shoyu para ter um umami extra e poucos elementos. Aqui em casa fez sucesso. Coloquei na categoria “Cozinha do Desespero” porque é muito rápido de fazer, leva poucos ingredientes e satisfaz. A receita rende 2 a 3 porções, dependendo da fome. Há quem reclame que macarrão demora para ficar pronto por conta do tempo que a água leva para ferver. Eu coloquei a panela com água no fogo e fui tomar banho, ganhando uns minutos extras.

Cozinhe rapidamente aspargos cortados na diagonal, formando tiras longas. Fiz isso porque no maço haviam aspargos de diâmetros diferentes. Desse jeito, tudo ficou mais ou menos do mesmo tamanho e cozinham por igual. Retire da água quente com uma escumadeira e despeje em uma tigela com água fria para parar o cozimento. Deixe por uns instantes e escorra. Coloque 250 gramas de espaguete ou linguine para cozinhar nessa água, junto com um punhado de sal.

Enquanto a massa cozinha, doure 1 dente de alho ralado em um pouco de óleo. Junte 1 lata de atum em lata (no caso, usei atum ralado conservado em água). Junte 1 colher de sopa de shoyu, 1/2 xícara de caldo de galinha ou água e ferva. Adicione 1 colher de sopa de manteiga gelada e deixe que ela derreta. Confira o sal. Deve ficar um pouco de caldo.

Adicione a massa cozida e escorrida. Misture bem para que o molho envolva o macarrão. Junte os aspargos e sirva.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Culinária japonesa, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.

2 Responses to Asuparagasu to Tsuna no Wafu Pasta (Massa Com Aspargos e Atum à Japonesa)

  1. christopher diz:

    Wafuu, nê! wafuu.

    Já comeu aquela mistura pronta para pasta que é feita de tarakô?
    Muiiiito bom!! É só misturar na pasta que acabou de cozinhar e jogar por cima norizinho picadinho que vem junto.
    Não sei por quê ainda ninguém faz coisa parecida aqui.
    Acho até que começaram com alguma mistura pronta para pasta mas ainda tem muito mercado.

    • Marisa Ono diz:

      Christopher, ainda não provei a mistura para tarako supa. Mas muita gente me diz que é uma delícia. Existem molhos, não? Só que a maioria é de uma qualidade lamentável…

Os comentários estão fechados.