Tougan, Donggua, Abóbora D’água, Benincasa hispida

IMG_4397

Tem uma aparência que lembra uma melancia. Pode ser arredondada ou alongada, com casca verde firme e o interior bem claro, quase branco. Costuma ser colhido no final do verão, como a maioria das abóboras. Se mantida intacta, inteira e guardada em local seco, dura meses. Geralmente vejo nas mercearias orientais sendo vendido inteiro. Por sorte, encontrei umas bandejas dele já cortado.

IMG_4400

Cru, tem uma textura entre pepino e casca de melão. Eu nunca fiz ou comi cru. Cozinho ou coloco em uma sopa. Cozido, tem a textura de pera cozida, macia e suculenta. Já o gosto, infelizmente, é bem insosso, embora não seja de todo um defeito:  absorve o sabor do caldo do cozimento. Digamos que é tão interessante quanto o chuchu.

Então, por ser um vegetal que atravessa o outono e chega até o inverno sem estragar e por ser algo que fica tão bom cozido, virou um ingrediente típico de inverno.

Fiz com um ankake, ou seja, um molho feito com o caldo do cozimento, engrossado com amido. O ankake “veste” bem cada pedaço de tougan e mantém o cozido quente por mais tempo. Comi com arroz.

Para fazer, refoguei porco picado na faca (poderia ser moído, mas estava com preguiça de tirar o moedor) em um pouco de óleo. Adicionei umas colheres de sake, esperei evaporar e juntei dashi (caldo à base alga kombu e bonito seco). Se não tiver em casa, use caldo industrializado (hondashi). Temperei com um pouco de shoyu e sal. Deixei cozinhando até ficar bem macio. Desliguei o fogo e deixei descansando por 15 minutos. Garanto, o tougan vai absorver o caldo, ficando mais saboroso.

Findo esse tempo, separei o caldo dos pedaços de abóbora d’água e levei o caldo ao fogo, até ferver. Engrossei com um pouco de araruta diluída em água. Poderia ser fécula de batata ou amido de milho. Adicione os pedaços de tougan cozidos, misture, aqueça e sirva.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades, Fácil, Prato principal, receita com as tags . ligação permanente.

3 Responses to Tougan, Donggua, Abóbora D’água, Benincasa hispida

  1. Sandra Otake diz:

    Era essa receita que estava procurando, obrigada.

  2. Manikundala diz:

    Onde compro essa abóbora?

Os comentários estão fechados.