Ovo Cozido Salgado

IMG_4523

Indústria de ovo cozido? A conversa surgiu outro dia, expliquei que no Japão existem empresas que fazem… ovo cozido. E vendem em lojas de conveniência. E quem compraria ovo cozido? Bem, muita gente. Porque lá muita gente gosta de ovos cozidos, seja como lanche, seja no café da manhã (eles comem arroz de manhã), seja na marmitinha diária, enfim. Mas tem uma outra coisa. O ovo cozido das lojas de conveniência já vem salgado.

E não, não é descascado, é com casca, inteirinho. Como é que colocam o sal lá dentro? Bem, tem um pouco de Ciência nisso, mas não é necessário um reator nuclear.

Primeiro ponto é que ovos frescos não descascam bem. Tem a ver com a acidez da clara, presença de gases, uma série de coisas. Essas indústrias usam ovos de 21 dias, conservados em temperatura controlada. Pois é, não consomem ovos frescos.

O segundo ponto é aumentar a porosidade da casca. Manter os ovos crus em uma tigela com água e vinagre (meio-a-meio) por 10 a 20 minutos ou até a película externa do ovo se soltar dele. Como podem ver na foto acima, o ovo está manchado em alguns pontos, por conta disso.

Depois é só cozinhar no ponto desejado (fique misturando e rolando os ovos com delicadeza, para que a gema fique no centro), retirar da panela e mergulhar numa solução de água com sal (tão salgado quanto o mar ou mais) e deixar por uma noite ou mais. Eu deixei por cerca de 8 horas, achei que ficou no ponto, mas há quem prefira mais salgado.

E então é só descascar e comer.

 

Share This Post

Um comentário em “Ovo Cozido Salgado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *