Hamu Katsu (Presunto Empanado)

IMG_4753

Sim, os japoneses gostam de embutidos e carnes defumadas. Bem, não são tão defumadas, exceto as artesanais. O presunto cozido de lá tem mais jeito de lombo canadense com um pouco de açúcar. É diferente, sim. Mas essas carnes processadas estão presentes no dia-a-dia japonês, seja em sanduíches, pães recheados, pizzas, croquetes, saladas de batata. Ou seja, em muitos pratos ocidentais que são populares entre os japoneses.

Já o presunto empanado é algo comum por lá mas incomum por aqui. Não, não é um prato “gourmet”. Pode aparecer em um obento (marmita) ou dentro de um sanduíche. Ou no prato de alguém com fome e pressa. Pode ser servido com repolho cortado em tirinhas e molho inglês ou molho para tonkatsu. E também pode aparecer em um palito, espetado, como petisco.

Para fazer é fácil, é só pegar fatias um pouco grossas de presunto cozido, passar em farinha, ovos e panko (farinha de rosca grossa). E fritar em seguida.

Esse prato ilustra bem a paixão que o japonês contemporâneo tem pelas frituras. Ah, eu prefiro no sanduíche.

Share This Post

4 comentários em “Hamu Katsu (Presunto Empanado)”

  1. Oi Marisa. Será que rola assadinho no forno??? kkkkkkkkk Hum, deve ficar uma delícia! Perguntei porque não curto muito fritura mesmo. Bjs

  2. Eu nunca experimentei assar, não. Não é aquela maravilha de coisa mas registrei por ser algo tão comum e tão curioso da cozinha popular japonesa.

  3. Nossa me lembrei do tempo que trabalhei no Bentoya, depois de fritos a gente passava no molho okonomiyaki. Concordo que no sanduíche fica bom mas com comida acho muito gorduroso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *