Biscoito de Camarão Mottainai

IMG_4755

Alguns vêem lixo, alguns enxergam alimento desperdiçado. Outro dia comprei camarões com casca. Limpei e fiquei com um bom punhado deles. Costumo usar as cascas e cabeças para fazer caldo. Resolvi transforma-las em farinha. Para isso, basta secar no forno baixo, mexendo de vez em quando, até secar bem. E passar no processador de alimentos até virar uma farinha.

Da outra vez fiz um furikake. Agora faço um biscoito. Como é difícil partir de uma receita do zero, fiz umas modificações na receita de biscoito de cebola e páprica.

Ficou assim:

3/4 xícara de óleo

1 cebola média

1 ovo

Sal à gosto

3/4 xícara de farinha de camarão

2 colheres de chá de fermento em pó químico

Farinha o quanto baste

IMG_4687

Bata no liquidificador a cebola com o ovo e o óleo. Despeje em uma tigela, adicione os demais ingredientes, sendo a farinha por último, até formar uma massa macia mas que pode ser modelada.

IMG_4688

Modele como preferir. Eu, preguiçosamente, cortei em cubinhos. Assei em forno pré-aquecido, temperatura moderada, até dourar um pouco e secar. Viraram petiscos. Sim, a gente até sente um pedacinho da casca, mas nada que seja tão difícil de digerir. Tem gosto de camarão, embora um pouco sutil. E se quiser, junte à receita um pouco de pimenta vermelha.

Guarde em pote bem fechado.

PS: Para quem não sabe, mottainai é uma expressão japonesa que significa “que desperdício!” ou algo assim. Resume o impulso de aproveitar tudo de um alimento, reduzindo o descarte.

 

Share This Post

3 comentários em “Biscoito de Camarão Mottainai”

  1. Saudações Marisa!

    Muito obrigado pela excelente receita.

    Há muito tempo, quando emigrei para a Europa, deixei de comer este delícioso petisco em forma de biscoito.

    Você é um anjo da cozinha deliciosa. Valeu!

    Atenciosamente,

    Ruy F. Baptista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *