Jiam Bing ou Panquecas Chinesas de Trigo Sarraceno

IMG_5013

Para Luci Cara.

Não vejo dessa panqueca por aqui, nunca vi nenhum comentário. Talvez por ser uma comida de rua, por ser algo que se come no café-da-manhã, talvez por ser tão simples e fácil.

Na verdade existem centenas, talvez milhares de variações. Como a que a Luci provou era de trigo sarraceno, essa também é feita com essa farinha. Trata-se de uma panqueca bem simples, que recebe um pouco de ovo dentro, molho Hoisin, cebolinha e um pedaço de glúten frito (que comprei pronto na Liberdade). Não diria que é o prato mais saboroso da cozinha chinesa mas é algo que satisfaz bem e não leva carne.

Para 4 panquecas médias:

200 ml de água

50 gramas de farinha de trigo comum

50 gramas de farinha de trigo sarraceno (encontrado em lojas de produtos naturais e empórios orientais)

Sal

2 ovos ligeiramente batidos

Molho Hoisin

Cebolinha verde picada

Glúten frito (é vendido em mercearias orientais em tiras compridas)

Misture as farinhas e vá adicionando água aos poucos, para não formar grumos. Vai se transformar em uma massa bem líquida.

IMG_5008

Aqueça uma frigideira, unte com um pouco de óleo e despeje 1/4 da massa, espalhando bem para formar uma panqueca fina. Talvez seja necessário adicionar mais um pouco de água porque a farinha pode estar mais ou menos seca. Abaixe o fogo.

IMG_5011

Quando a massa firmar um pouco, espalhe 1/4 do ovo batido sobre a massa.

IMG_5012

Espalhe um pouco do molho Hoisin (cuidado é doce mas é também bem salgado) e cebolinha verde à gosto. Acomode um pedaço de glúten frito no centro. Como o glúten vem frio e molengo, eu aqueci no forno elétrico por alguns minutos para que voltasse a ficar crocante.

Enrole e coma. Simples assim.

Vi variações com diferentes farinhas, com molho de pimenta no recheio, coentro no lugar da cebolinha, enfim, acho que existem para todos os gostos e lugares. Existem versões bem finas e enormes, que são dobradas. Mas, basicamente, é isso.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Fácil, lanches, rápido, receita com as tags , . ligação permanente.

1 Response to Jiam Bing ou Panquecas Chinesas de Trigo Sarraceno

  1. Cecília Reichstul diz:

    Isso é maravilhoso pelas ruas de Xangai! Obrigada pela receita! Vou tentar em casa!

Os comentários estão fechados.