Espinafre com Ovos e Shoyu

espinafre e ovos

De vez em quando eu descubro que algo que é banal para mim, é desconhecido por muita gente. Outro dia publiquei no Facebook, esta foto, simples espinafre com ovos e shoyu, coisa que como desde criança. Pois bem, apesar de fazer parte das lembranças de tantos descendentes de japoneses, não é comum para o resto dos leitores.

É uma receita nipo-brasileira: o espinafre da Nova Zelândia (esse espinafre comum, que encontramos nas feiras) não é comum no Japão. Em 16 anos que morei lá, vi poucas vezes. As folhas são separadas dos talos, lavadas e aferventadas em água quente por um minuto. É preciso escalda-las porque contém muito nitrato, mais ainda se foram cultivados em solo rico em adubo nitrogenado. E isso não é bom. Pesquisem, vão encontrar informação.

Feito isso, é só espremer bem, picar grosseiramente e refogar com um pouco de óleo até aquecer. Temperar com um pouco de shoyu e quebrar uns ovos por cima. Mexer um pouco para distribuir os ovos, tampar e terminar de cozinhar em fogo baixo, por um ou dois minutos.

No Japão é comum preparar horenso (espinafre japonês) desta forma, assim como acelga.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Espinafre com Ovos e Shoyu

  1. Sandra Ferreira diz:

    Você pode não acreditar mas, normalmente faço esse mexidinho com acelga, couve ou chicórea bem fininha, para o café da manhã. E ainda no final salpico alho frito por cima kkkkkk Eu não uso muito o shoyo. Uso uma pitada de sal 2 ovos, por cima da folha escolhida. Adoro! Quem fazia pra mim quando era pequena era uma senhorinha mineira que ainda colocava uns pedacinhos de queijo mineiro por cima. Hummmmm, me deu fome! kkkkkkkk.

  2. Natália Hax diz:

    hahahahahahahahaha
    Faço muito não só o espinafre, mas a couve também. Receita da minha avó, sem o shoyo é claro. Como eu adoro tudo com shoyo… e o adocicado do shoyo com o azedo do espinafre combinam muito bem, mais o ovo…. Delícia. Ah, a minha Vó deixava os ovos cozinharem inteiros, fica muito bonito!

  3. Jane Costa diz:

    Minha mãe é mineira, sem nenhuma descendência japonesa e sempre preparou espinafre deste mesmo modo. Eu nunca entendi pq ele escaldava o espinafre, nem ela soube explicar. Eu fui uma criaça sem muito apetite, mas esse espinafre com ovo era o meu prato favorito.

Os comentários estão fechados.