Flan de Iogurte com Calda de Framboesas

IMG_5104

Usei iogurte coado, iogurte “tipo” grego ou seja, iogurte sem soro. Expliquei como faço aqui:

http://marisaono.com/delicia/?p=4569

Apesar da receita ainda levar leite, recomendo o uso desse iogurte denso por conta da textura, que fica cremosa, macia. Prefiro chamar de flan porque tenho horror à chamar isso de “Panna Cota” (nata cozida?) de iogurte. Não ficou muito doce, não. A calda de framboesa entrou pela cor intensa e porque está na época. Mas poderia ser uma calda de amoras (também está na época delas) ou outra calda de frutas. Rendeu 6 porções bem generosas. Não dá para desenformar mas dá para melhorar a apresentação montando em taças transparentes. E se quiser que fique firme, aumente a quantidade de gelatina para 1 envelope e meio, por exemplo.

IMG_5098

100 ml de água

1 envelope de gelatina em pó, sem sabor

300 ml de leite

1/2 xícara de açúcar

200 gramas de iogurte sem soro (bem escorrido, denso, como na foto acima)

200 gramas de creme de leite (que pode ser de caixinha ou fresco, tanto faz)

Um pouco de baunilha para perfumar

Dissolva a gelatina na água. Aqueça o leite com o açúcar até ferver. Desligue o fogo, adicione a gelatina e misture bem para dissolver. Deixe amornar um pouco.

IMG_5099

Misture o iogurte com o creme de leite até ficar bem liso. Usei um batedor de arame (fouet). Se preferir, use um mixer ou liquidificador. Aliás, só essa mistura, de iogurte e creme, daria uma ótima sobremesa, só faltava um pouco de açúcar,

Junte a mistura de leite e gelatina morna e misture bem. Divida em 6 porções e leve à geladeira até firmar (cerca de 3 horas).

IMG_5103

Sirva com calda de framboesas ou outra que preferir.

Para a calda de framboesa, triturei framboesas, passei por uma peneira fina e fervi o caldo com açúcar até obter uma calda grossa. Usei mais ou menos a mesma quantidade (em peso) de açúcar e de caldo de framboesas.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.