Torta de Amoras e Amêndoas

IMG_5115

 

Por aqui já estamos nas últimas amoras da temporada. Já fiz geléia, muitos potes, que irão virar biscoitos, vão para amigos e sei lá mais o quê. Mas queria fazer algo um pouco diferente, aproveitar a fruta fresca. Fiz uma torta com creme de amêndoas, que leva manteiga (sim, não é uma torta leve, é bem substanciosa) e assei duas formas pequenas (com cerca de 18 cm de diâmetro). Cada uma rende 4 porções que satisfazem. E é tudo muito fácil de fazer. Só sujei a jarra do multiprocessador.

IMG_5106

Para a massa:

200 gramas de farinha de trigo

80 gramas de manteiga gelada

1 a 2 colheres de açúcar

1 ovo

Bata no processador a farinha com a manteiga gelada até formar uma farofa grosseira. Junte o ovo e o açúcar e processe até a massa embolar, como na foto.

Para o recheio:

150 gramas de farinha de amêndoas

150 gramas de açúcar

150 gramas de manteiga

150 gramas de farinha de trigo

2 ovos

Baunilha à gosto

Processe a farinha de amêndoas com o açúcar e manteiga. Adicione a farinha, os ovos e a baunilha e processe até misturar tudo. Ou, se preferir, nem use o processador, bata a manteiga com o açúcar à mão, adicione os ovos um a um e depois os demais ingredientes.

IMG_5107

Divida a massa entre 2 formas com cerca de 18 cm de diâmetro. Ou faça em uma forma maior. Se quiser uma torta perfeita, bonita, abra a massa entre dois pedaços de filme plástico . Mas se você não está concorrendo a nenhum concurso culinário e tem pressa, como eu, pode abrir com as pontas dos dedos mesmo.

IMG_5109

Leve as tortas para o forno pré-aquecido até começarem a dourar. Retire do forno, recheie com o creme de amêndoas e encha com bastante amoras. Ou framboesas. Ou, se o orçamento permitir, cerejas. Afunde um pouco as amoras no creme. Leve ao forno novamente mas abaixe um pouco a temperatura, para que o creme cozinhe sem dourar demais. Asse até o centro ficar firme. O recheio vai ficar um pouco úmido.

IMG_5112

Se quiser, salpique açúcar de confeiteiro antes de servir. Fiz duas, pretendo congelar uma, acho que não vai ficar ruim depois de descongelada, não.

É uma torta muito rica em manteiga, gorduras. Eu me servi de uma fatia pequena e fiquei satisfeita. Comi à temperatura ambiente, não creio que seja tão boa quente nem muito gelada.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, massas, receita com as tags , , . ligação permanente.