Plantas Alimentícias Não Convencionais no Brasil

IMG_5306

Livro é sempre bom. Ganhar livro, melhor ainda. Com dedicatória, então, nem se fala. E quando o livro é sobre um assunto interessante, que está relacionado com o seu dia-a-dia, com as coisas que andou ouvindo e lendo nos últimos dias, é perfeito.

IMG_5311

O livro de Vandely Ferreira Kinupp e Harri Lorenzi lista 351 espécies de plantas tanto nativas quanto exóticas, apresentando suas características, usos, propagação e usos culinários e 3 receitas por espécie.

IMG_5314

Algumas das espécies citadas são velhas conhecidas da cozinha japonesa, como o broto de bambu, o broto de samambaia, o shisô, etc. Aliás, PANC não significa que ela não seja comercializada, encontrada em algumas mercearias. Significa apenas que não são de consumo corriqueiro da grande maioria da população.

IMG_5315

E como há dias ouvi que o grupo de expoentes gastronômicos pretende defender a biodiversidade, esta aí uma boa maneira de começar: comendo. Os autores faz o convite: “Esperamos que esta obra seja o grande ponto de partida e de estímulo. Ousem experimentar pratos novos. Jamais deixem de comprar uma fruta, uma castanha ou hortaliça folhosa ou tuberosa que você nunca tenha vistou ou não tenha provado antes. (…) Leve este livro e mostre as espécies que você gostaria de comprar para o seu feirante de confiança, muitas vezes ele pode tê-las no sítio, na horta, no pomar ou na roça. ”

É um livro para quem gosta de lidar com terra – ou pelo menos não tem medo de sujar as mãos com ela, já que muitas espécies são “daninhas” e podem ser encontradas em quintais, praças, caminhos. Como a gastronomia agora está voltada para o ingrediente, também é um livro para os cozinheiros e futuros cozinheiros. E para gente como eu, que quer sempre provar alguma coisa nova e diferente. Algumas eu encontrei na banca da dona Maria Maruyama, no varejão do Ceagesp. Ela trabalha com mudas. Outras, nas mercearias da Liberdade. E muita coisa tem no meu quintal. Confesso que muitas eu nem imaginava que eram comestíveis.

O livro pode ser adquirido nas livrarias ou no site do Instituto Plantarium, que é a editora do livro:

http://www.plantarum.com.br/prod,idloja,25249,idproduto,4689459,livros-em-portugues-plantas-alimenticias-nao-convencionais–panc–no-brasil

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags , . ligação permanente.