Tofu e Arroz: Duas Dicas

IMG_5286

Tofu é bom mas tem um prazo de validade curto. Costuma estragar com facilidade. Fazer em casa dá um certo trabalho. Esse tofu vem em embalagem tetrapack, é importado dos Estados Unidos e se mantém fresco por muito tempo.

IMG_5289

Para abrir, basta cortar as pontas (tem instruções com desenho em um dos lados). Vem nas versões “macio”, “firme” e “extra firme”. É do tipo “sedoso”, ou seja, tem uma textura de flan e não tem coágulos, como no tipo “momen”.

IMG_5293

É feito com soja não-transgênica e o coagulante também é retirado de um vegetal. Provei. Não vou dizer que é tão bom quanto um bom tofu fresco. Certamente já comi melhores. No entanto, pela praticidade, pela possibilidade de ter esse ingrediente na dispensa e poder fazer um misoshiru (sopa de soja fermentada) a qualquer hora, achei bom. É importado pela Sakura.

IMG_5305

E outro dia eu estava arrumando os pacotinhos de arroz e lembrei que não comentei isso ainda.

Aqui em casa somos só duas pessoas que não comem tanto arroz assim. Para evitar desperdício e economizar energia elétrica (fazemos arroz na panela elétrica) eu divido as porções em pacotes, envolvo em filme plástico, fazendo placas achatadas. Quanto mais fino, mais rápido irão congelar e descongelar.

Congelo e na hora de comer descongelo no microondas (cerca de 3 minutos). E raramente congelo por muito tempo, já que fazemos arroz com frequência.

Para quem mora sozinho seria uma opção de fazer uma quantidade maior de arroz e congelar as porções para a semana, por exemplo.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades. ligação permanente.