Togan, Subui, Abóbora D’água

IMG_5339

 

Creio que já comentei sobre esse cucurbitácea. Encontrei na feira, pode ser oferecida com diversos nomes. Essa era arredondada mas há também uma variedade alongada, lembrando uma melancia Santa Bárbara.

IMG_5341

O feirante concordou em vender metade. Não é muito comum, geralmente querem que a gente leve ela inteira, mas é muito. Esse pedaço tinha quase 2 kg. A polpa é branca, as sementes lembram a de uma abóbora comum.

IMG_5345

A casca é dura e precisa ser retirada. Para terem uma ideia, parece com a casca de uma melancia, cerosa. Por isso mesmo dura muito depois de colhida. No Japão e China costuma ser comida na inverno exatamente por sua boa conservação. Se não parti-la irá durar meses, o que garante comida durante os meses nos quais quase não se colhe nada na horta.

Ela é consumida em ensopados, sopas. Solta muita água, portanto, cuidado para não usar água demais no cozimento. E encolhe um pouco também. Reconheço que não tem muito gosto, é algo como o chuchu. Tem uma textura muito macia, suculenta e absorve o sabor do caldo em que foi cozido. Gosto de fazer com camarão ou só em um caldo leve e temperar com miso. Em pedacinhos, numa sopa de ovos ou frango também é bom.

E, apesar de ser muito comum na Ásia, para nós é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional). E para quem quiser plantar, ela cresce no final da primavera e se desenvolve no verão. Como a maioria das cucurbitáceas, é sujeita a ataque de fungos nas folhas, principalmente em regiões quentes e úmidas. É melhor se plantada em lugar com bastante espaço e terreno com boa drenagem.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades com as tags , . ligação permanente.

2 Responses to Togan, Subui, Abóbora D’água

  1. MERY SUN diz:

    MEU PAI GOSTAVA DELA NUMA SOPA COM JOELHO DE PORCO. COZINHAVA O JOELHO NA PRESSÃO ATÉ QUASE DESMANCHAR COM ÁGUA, ALHO, GENGIBRE, LOURO, SAL. DEPOIS COLOCAVA A ABÓBORA EM CUBOS GRANDES 4 A 5CM, DEPOIS DE MACIA CORRIGIA O SAL, E ADICIONAVA CEBOLINHA, UM POUCO DE COENTRO E PIMENTA DO REINO. COMIA COM ARROZ, E O JOELHO FATIADO COM MOLHO FEITO DE SHOYU, ALHO, GENGIBRE E VINAGRE. ELE DISSE QUE DÁ PRA FAZER DOCE, TIPO CRISTALIZADO MAS QUE NUNCA TINHA COMIDO AQUI NO BRASIL PARECIDO COM O DE MAMÃO VERDE…

  2. Eliel Camilo Das Neves diz:

    sou agricultor no vale do ribeira,mais exatamente em Pedro de Toledo e nos cultivamos o togan- subui em pequena escala,aqui tem um senhor que leva de caminhao para o Ceasa e entrega nos box, passados duas semanas ele tras a fatura. E muito praseiroso o plantio do subui e rentavel tambem mas o mais gostoso mesmo e se deliciar com uma sopa de subui no inverno.

Os comentários estão fechados.