Mas Que Calor!

Este verão tem sido bem quente por aqui. Bem, não é surpresa, estamos em um país tropical. Mas sabiam que no Japão o verão também pode ser bem quente? Uma vez estive em Nagoya e o termômetro marcou 40°C. Não é raro que a temperatura ultrapasse a casa do 30 graus na ilha principal. O verão lá é muito úmido e a sensação é de estar cozinhando no vapor. O suor escorre e não seca, roupas ficam encharcadas, aumentando o desconforto.

Por lá muita gente se queixa de falta de apetite no verão. Massas frias (somen, soba, lamen) são consumidas com um caldo gelado e sem gordura. Tofu gelado também é uma boa pedida assim como arroz regado com chá frio. Alguns preferem comer pratos condimentados, que estimulam o apetite e fazem a gente comer mais arroz, como um curry (karê) bem apimentado. Ou pequenas porções de coisas altamente nutritivas como carne ou enguia.

Nos intervalos, espaguete de kanten (tokoroten), melancia, raspadinha (kakigori) e sorvete, claro.

Eu tenho feito muita salada. Costumava levar salada na marmita, para o trabalho. O molho ia em um recipiente bem fechado. Misturava folhas, pepinos, tomates, alguma proteína (frango,presunto, atum enlatado), grãos cozidos (geralmente cevadinha ou arroz integral). Virava uma refeição. E eu costumava emagrecer no verão. Vamos ver se perco um pouco de peso neste.

No sábado vai acontecer outro “Comida de Rua, né” em frente do Sakagura A1 (Rua Jerônimo da Veiga, 74), servindo Hiyashi Tan-Tan Men (Lamen frio com molho de carne picante) e Bukkake Udon (Udon frio). R$19,00 a porção e o chopp a R$5,00. A partir das 12:30 até as 16:00.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, curiosidades. ligação permanente.

2 Responses to Mas Que Calor!

  1. Elizabete diz:

    Parabéns pelo site Marisa

    Gostei muito e vou utilizar sempre.

    Quando eu era criança minha avó costumava fazer um arroz maravilhoso que comíamos com hashi

    Levava frango camarão bardana e não sei mais o que.jamais na minha vida comi nada parecido nem sei o nome acredita ?

    Elafazia em aniversários e ocasiões especiais e como somos uma família muito misturada nunca nem sequer pedimos a receita.

    Você a conhece ? Sei que é difícil com os dados que te passei mas você conhece muito de cozinha,vai saber né?.

    Um grande abraço é muito obrigada pelo site.voce é maravilhosa.me faz lembrar minha infância é muito

Os comentários estão fechados.