Folhas de Alho

IMG_5568

Não sei se existe para comprar. Para quem tem um quintal ou um espaço para uma floreira, pode plantar. Basta enterrar dentes de alhos brotados, deixando um espaço de alguns centímetros entre eles e cuidar. É melhor que não tomem muito sol e não esqueça de regar sempre que a terra ficar seca. Em algumas semanas, com alguma sorte, poderá colher folhas longas e verdes de alho, que são deliciosos.

As folhas mais jovens são macias e possuem um aroma mais suave de alho. Ficam boas em refogados.

IMG_5569

Por exemplo: refogue carne cortada em tiras em um pouco de óleo. Adicione um bom punhado de folhas de alho cortadas em pedaços de uns 5 centímetros (umas duas xícaras, murcham bastante) até murchar e junte meio pacote de moyashi (250 gramas). Refogue até o moyashi perder o gosto de cru mas continuar crocante. Tempere com sal, molho de ostras (ou shoyu) e pimenta do reino. Pronto. Simples, fácil e saboroso, sem a necessidade de usar muitos temperos.

Se não encontrar folhas de alho, pode usar nirá (chamado às vêzes de alho japonês). Não é a mesma coisa, as folhas de alho são levemente adocicadas, o aroma é mais delicado mas funciona.

Vai para a categoria “Cozinha do Desespero” porque vai poucos ingredientes, gasta pouco tempo para preparar os ingredientes e ficar pronto.

Rende uma porção bem generosa para 2 pessoas e comi com arroz e uma sopa.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Cozinha do Desespero, Culinária japonesa, Prato principal, receita com as tags , . ligação permanente.

3 Responses to Folhas de Alho

  1. vera lúcia silva diz:

    Comi folhas de alhos, adorei todos os dias eu colocava nas saladas. passou alguns dias .
    Comecei sentir a barriga um pouco inchada, leve dor de cabeça, boca amarga. PAREI DE COMEI AS FOLHA, logo melhorei .
    Será que me fez mal?

  2. Sofia Makino diz:

    Marisa,

    Morei 4 anos numa ilha de Okinawa. E a folha de alho é um tempero bastante popular assim como a salsinha e cebolinha para nós. Ficava uma delícia para refogar o javali da ilha.

    Sofia

Os comentários estão fechados.