Suspiros de Coco e de Pecan

IMG_5698

Eu costumo guardar claras de ovos que sobram (uso as gemas em cremes, para pincelar pães, etc) em um pote, no congelador. Geralmente são usadas para empanados, no lugar dos ovos. Mas haviam muitos e lembrei dessa receita até que boba, mas muito boa. Os norte-americanos chamam de “meringue cookies” e até faz sentido, a textura é bem crocante, está quase para um biscoito.

O irônico é que essa receita funciona melhor com ingredientes que não são frescos: claras de ovos congeladas e coco desidratado, desses de pacotinho.

IMG_5685

120 gramas de claras de ovos (tirei do congelador algumas horas antes, para descongelar)

1 colher (chá) de cremor de tártaro (tem em lojas para produtos de confeitaria)

1 xícara de açúcar cristal

3/4 de xícara de coco ralado desidratado, sem açúcar

Bata as claras com o cremor de tártaro até que fiquem leves mas não quebradiças, secas.

Adicione o açúcar e continue batendo até formar um merengue bem firme e o açúcar tenha se dissolvido completamente. Isso leva algum tempo, entre 5 a 10 minutos.

Adicione o coco e misture levemente.

IMG_5686

Faça montinhos com uma colher de café. Pode deixa-los juntos porque não irão crescer. Prefiro usar uma manta de silicone ou papel parafinado para que os suspiros não grudem na forma.

Leve ao forno baixo, o mais baixo possível até que comecem a dourar. Desligue o fogo e deixe o forno fechado com os suspiros dentro até que esfriem. Provavelmente ainda estarão meio pegajosos no interior. Ligue novamente o forno, novamente em chama baixa e deixe que o forno aqueça novamente. E torne a desligar com os suspiros dentro. Dependendo do tamanho, eles estarão secos e crocantes quando esfriarem. Maiores, precisarão ser aquecidos mais uma vez e secos só no forno desligado.

IMG_5689

Guarde em pote bem fechado para que não peguem umidade. Evite fazer essa receita em dias chuvosos, úmidos, é mais difícil de secarem.

Para a versão com pecan (ou nozes), substitua o coco por 1 xícara de nozes trituradas no processador de alimentos (na função pulsar) com 2 colheres de amido de milho. Deverá ficar uma mistura grosseira, com pedacinhos bem visíveis. O amido de milho irá absorver um pouco a gordura das nozes, que prejudicariam o merengue.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita. ligação permanente.