Arroz Koshihikari Hibari

 

IMG_0022

Ganhei para testar o arroz tipo Koshihikari da marca Hibari do Claudio Hiroshi Kitamura. Ele trabalhou na seleção do lote desse arroz e queria minha opinião.

IMG_0023

Bem, arroz do tipo Koshihikari é o mais comum na província de Shizuoka, lugar onde morei por mais de 10 anos. Bem, então posso dizer que conheço bem esse grão. Além do mais, era o mais utilizado na indústria de alimentos onde trabalhei. É arroz de grão curto e uma das principais características é que ele mantem um centro mais firme. Ou seja, dá para sentir cada grão na boca. Também não fica muito duro depois de frio.

IMG_0026

 

É um arroz que precisa de uns 10 minutos de descanso, depois de cozido. Vai parecer um pouco mole demais antes, mas ele estabiliza depois desse período. É um tipo de arroz bom para sushis.

Esse, da Hibari, é plantado no Uruguai. A diferença com o japonês está no aroma. Para mim, um aroma bem… apetitoso. Sei que é uma descrição que não adianta muito. Creio que a questão do aroma tem relação com o solo, o clima, a água e outros tantos fatores. No sabor e textura ficaram bem próximos do japonês. E ficou bom no makizushi que fiz no final de semana (e que não tirei foto). O Claudio fez uma boa escolha.

Infelizmente não encontrei nos 3 lugares onde costumo comprar arroz. Porquê? Boa pergunta. Fico devendo o preço de mercado.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, produtos. com as tags . ligação permanente.

6 Responses to Arroz Koshihikari Hibari

  1. natalia shizue diz:

    Moro em Maringá comprei este arroz pela primeira vez paguei 32 reais, um real mais barato que o koshihikari da Yanagui o qual comprava antes. Na verdade não vi diferença entre eles, mas eu não gostei da embalagem deste, pois não posso ver os grãos antes de comprar e talvez por habito, tenho o costume de comparar os grãos para decidir qual parece mais apetitoso rsrs.

  2. Cassia Y diz:

    Hum, só de olhar a foto deu vontade de comer gohan com umeboshi. Que pena que não tem para comprar fácil….

  3. arthur diz:

    É parecido com o arbóreo e bem mais barato que o arroz italiano, de acordo com o comentário da Natália. Será que é bom para risotto?

  4. luiz salles diz:

    já utilizaram Minamimai ? recomendo!

  5. Sheila diz:

    Agora todas as mercearias da Liberdade vendem,também vende no Supermercado Tanabata, Mercearia Enman, na Ricardo Jafet, fica dentro do sacolão Imigrantes no box 9. E na Av Jabaquara de frente ao Ultrafarma.
    O telefone da empresa é (11)2116-5904 – Lizoy alimentos.

Os comentários estão fechados.