Chiffon Cake de Chocolate

IMG_0033

Chiffon cake é um bolo leve, muito macio, não muito doce, e que leva óleo e algum líquido na massa. É muito popular no Japão. Exige uma forma própria, com buraco no meio e paredes retas. A forma não pode ser untada, a intenção é que a massa grude nas paredes e não colapse (no popular: “sole”) já que é tão leve e aerada. Depois de assada, a forma é posta de ponta-cabeça e deixada para esfriar – só um pouco – antes de desenformar.

A minha forma é de 18 cm de diâmetro e a receita é para esse tamanho de forma.

4 claras

70 gramas de açúcar cristal

60 gramas de chocolate meio amargo, picado

50 ml de óleo

4 gemas

70 gramas de açúcar cristal

80 ml de água

80 gramas de cacau em pó

80 gramas de farinha de trigo

4 gramas de fermento em pó

Bata as claras até que fiquem bem leves mas não secas. Adicione o açúcar e bata até obter um merengue brilhante e muito leve. Reserve.

Leve o chocolate e o óleo para derreter em uma tigela sobre uma panela com água quente (não fervente). Mexa até que derreta, retire do banho-maria e reserve.

Bata as gemas com os 70 gramas de açúcar até ficar bem claro e leve. Adicione o chocolate derretido com o óleo e bata mais um pouco. Junte a água e misture.

Peneire o cacau, a farinha e fermento e adicione à mistura anterior, mexendo bem.

Junte as claras e misture com movimentos de baixo para cima, com uma espátula. Misture até que toda clara esteja bem incorporada.

Despeja na forma, sem untar e leve ao forno aquecido a 180 graus. Depois de 10 minutos abaixe um pouco, até assar. Evite abrir o forno.

Tome cuidado para não queimar o bolo, chocolate tende a queimar com mais facilidade.

Retire do forno e inverta-o, deixando de ponta-cabeça. Eu encaixo em uma garrafa de vidro. Espere amornar.

IMG_0032

Passe uma espátula fina em torno do bolo e solte o centro com uma faca estreita. Retire o aro externo e passe a espátula por debaixo do bolo, para soltar o fundo. Espere esfriar bem antes de cortar em fatias e servir.

 

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , . ligação permanente.

8 Responses to Chiffon Cake de Chocolate

  1. andrea diz:

    Olá, Marisa, admiro teu trabalho e um dia quero fazer um curso contigo. Sou de Porto Alegre e no teu post mostra a forma de chiffon de 18 cm. Eu tenho uma maior de 26cm e jáprocurei muito uma menor. Pode indicar onde posso comprar? Um grande abraço e obrigada!

  2. Olá Marisa Ono
    Adorei o site. Marisa, tenho uma irmã no Japão que não pode comer trigo e precisa de farinha de arroz para substituí-lo. Mando daqui do Brasil pra ela, mas fica meio dispendioso. Marisa, por favor, existe no Japão alguma farinha de arroz que ela pode utilizar no lugar do trigo? Se existe, como encontrar?

    Obrigada,

    Elza.

    • Marisa Ono diz:

      Nossa, Elza, existem muitas farinhas de arroz no Japão, inclusive para se fazer pão. Talvez precise procurar em lojas de produtos para confeitaria.

  3. Flávia diz:

    Olá, Marisa,
    Se eu utilizar um conversor de medidas, dá certo? Não tenho balança para pesar os ingredientes, como açúcar e farinha.
    Grata!

    • Marisa Ono diz:

      Compre uma balança, Flávia. Hoje tem umas digitais que custam uns 50 reais e funcionam bem, vão durar muito e não há risco de errar.

  4. Karen diz:

    Olá, Marisa!
    Gostaria de confirmar se a quantidade de cacau em pó é 80 g mesmo, porque parece bastante, para essa receita.
    Muito obrigada, querida! 🙂
    Adoro suas receitas!
    Um beijo!!!

Os comentários estão fechados.