Kakiague de Milho Verde

CIMG0125

Ou tomorokoshi kakiage. É cozinha contemporânea japonesa. Há algum tempo ouvi dizer que era um prato bem comum em determinada província japonesa mas não me lembro qual. Os japoneses amam milho verde, só que o de lá é bem diferente do daqui, é doce e muito macio e com bem menos amido. Usei milho da minha horta, que congelamos no último verão. Podem usar milho congelado (despeje em água fervente ainda congelado e cozinhe por uns minutos), fresco e talvez funcione até com milho enlatado.

CIMG0110

Vai precisar de milho verde debulhado e cozido, farinha de trigo, fécula de batata, papel impermeável e uma bomba de spray, aquelas de água, que se usa para pulverizar água no cabelo ou álcool ou desinfetante.

CIMG0113

Misture 3 porções de farinha com 1 porção de fécula de batata. Não vai precisar muito, não, mas vai depender da quantidade de milho que você tem. Adicione um pouco dessa mistura ao milho verde cozido e bem escorrido.

CIMG0114

Vá adicionando a mistura de farinha ao milho e misturando, até que os grãos estejam bem cobertos. Agora vem a parte engraçada. Pulverize um pouco de água com a bomba de spray. Vá devagar, um pouco de cada vez.

CIMG0116

Vá pulverizando e misturando até que a farinha esteja hidratada o suficiente para que os grãos de milho comecem a grudar uns nos outros.

CIMG0118

Para uma apresentação mais bonita, coloque porções de milho sobre um pedaço de papel impermeável (com a parte mais brilhante em contato com o milho), formando um disco fino. Não deixe muito compacto, é melhor que fique com alguns buracos no meio.

Frite em óleo quente (170°C). O papel logo irá descolar do kakiague, pesque-o com uma pinça. Deixe os discos fritando até que dourem e fiquem crocantes. Salpique um pouco de sal moído e sirva imediatamente.

PS: Faço algo semelhante com tirinhas de bardana e cenoura, fica bem crocante.

O papel que uso é impermeável, não confundir com papel manteiga: 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em acompanhamento, Culinária japonesa, Fácil, receita com as tags , , . ligação permanente.

5 Responses to Kakiague de Milho Verde

  1. Lea de Almeida diz:

    Hummmmm. Vou ter que experimentar amanhã mesmo. Seria uma variação do tempurá?

    • Marisa Ono diz:

      Sim, Lea, é uma fritura (agemono) mas difere do tempura pelo formato, geralmente em disco, porque pode misturar ingredientes diferentes e porque a técnica de fazê-los é diferente.

  2. Mari diz:

    posso usar outra farinha? é por causa da intolerancia ao gluten…

  3. Pingback: Tempura de Milho (Tomorokoshi no Kakiage) – Delícia

Os comentários estão fechados.