Bavaroise de Laranja com Gelatina de Mel e Flores

CIMG0160

Ou Homenagem à Primavera ou algum nome romântico. Particularmente prefiro descrever o prato que inventar algo como “Surpresa de Laranjas”.

CIMG0140

No Japão é bem comum surgirem doces e sobremesas com flores na Primavera, principalmente flores de cerejeiras. Aqui no quintal eu tenho algumas flores mas nem todas ficam boas em sobremesas. O amor-perfeito tem sabor neutro, os cosmos tem um sabor que lembra vagamente anis e as flores de jasmim imperial têm um aroma doce. Obviamente nenhuma dessas plantas recebeu algum pesticida.

CIMG0138

A camada de gelatina eu usei um mel de abelha nativa brasileira, a uruçu-cinzenta, que ganhei da Antonia do Empório Poitara. É um mel saboroso, mais fluido que o mel de abelha européia e também mais claro. Mas, na falta deste, outro mel claro pode ser usado.

CIMG0141

Para a primeira camada, de gelatina (4 unidades):

100 ml de água

50 ml de mel

4 gramas de gelatina incolor em pó

2 a 3 colheres de água fria

Hidrate a gelatina nas colheres de água fria.

Enquanto isso, aqueça a água restante com o mel. Não precisa ferver mas precisa estar bem quente. Retire do fogo e adicione a gelatina. Mexa até que a gelatina dissolva bem. Retire a espuma que formar na superfície com uma colher, para que a gelatina fique bem transparente.

Coloque uma colher de sopa de gelatina no fundo de cada forma. Usei formas com mais ou menos 150 ml de capacidade. Leve à geladeira até que a gelatina fique firme.

Ajeite flores e pétalas  sobre a gelatina e despeje mais um pouco de gelatina. As flores irão boiar, não coloque muita gelatina porque elas irão sair do lugar que você pretendia. Leve novamente para a geladeira até firmar. Despeje o restante da gelatina e leve novamente para a geladeira.

CIMG0147

Enquanto a gelatina firma pela última vez, faça a bavaroise de laranja.

2 gemas

50 gramas de açúcar

200 ml de suco de laranja coado

5 gramas de gelatina em pó, incolor

150 ml de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

Hidrate a gelatina com 50 ml de suco de laranja. Reserve.

Bata as gemas com o açúcar até que fique bem fofo e claro.

Aqueça o suco de laranja, mas não ferva. Despeje o suco de laranja sobre as gemas batidas e misture bem. Junte a gelatina, misture e volte ao fogo em fogo brando até engrossar um pouco. Não cozinhe muito, não deixe ferver. Misture sempre e retire do fogo assim que perceber que a mistura ficou um pouco densa.

Passe por uma peneira fina para retirar qualquer grumo que possa ter se formado. Deixe esfriar em uma tigela.

Bata o creme de leite com o açúcar de confeiteiro até que o chantilly forme picos moles.

Coloque o creme de laranjas sobre uma tigela cheia de gelo e vá misturando com uma espátula até que forme um creme denso, que forma montinhos na espátula. Retire do gelo imediatamente e junte ao chantilly, misturando bem até que a mistura fique homogênea.

Divida esse creme entre as 4 formas, sobre a gelatina com flores e leve à geladeira até firmar.

CIMG0165

Para desenformar, passe uma faca fina em volta e aqueça o fundo de cada forminha bem rapidamente.

PS: A quantidade de açúcar da bavaroise de laranja pode variar, dependendo da acidez do suco de laranja.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, receita com as tags , , . ligação permanente.

3 Responses to Bavaroise de Laranja com Gelatina de Mel e Flores

  1. Gilda diz:

    Uma das sobremesas mais lindas que já vi. Que bom a pessoa ter flores cultivadas em casa, sem pesticida, para escolher e colher à vontade. Aqui, no momento, só tenho violetas. Outras, silvestres, não sei se são comestíveis. Acho que vou começar a mordiscar umas e outras para conhecer o sabor e entrar no espírito da Primavera também. Mas, mesmo sem enfeitar com flores, deve ficar muito saborosa esta receita.

  2. Luiz diz:

    Que espetáculo de sobremesa!

  3. Junko diz:

    Sempre me lembro com carinho do perfume das flores do jasmim imperial que sentia quando pedalava nas ciclovias do Nihon. Elas floresciam na época do meu aniversário e eu as sentia de longe.
    Só você mesmo para incluí-la numa sobremesa.
    Raro mencionarem essa flor. Que grata surpresa! Obrigaaaada!

Os comentários estão fechados.