É Época de Brotos de Bambu

CIMG0171

Eu sei, escrevo todo ano sobre eles. E aqui estou eu novamente. Outubro, depois de chover bem, começam a brotar os brotos de bambu. O da esquerda é o hachiku, o da direita, mooso. 

CIMG0172

O Hachiku não tem tantos pêlos, a casca tem uma aparência mais lisa e fina.

CIMG0173

Já o mooso é bem peludo, a casca tem uma aparência bem mais áspera. Quanto ao gosto, uns gostam mais de um ou do outro, a textura do primeiro é um pouquinho mais fibrosa.

CIMG0174

Outra diferença é que o hachiku pode ser colhido bem grande, mesmo com 60-70 cm de comprimento é bem macio. Já o mooso costuma ser colhido pequeno, com uns 30 cm.

CIMG0177

Ambos podem ser descascados e cozidos em bastante água, antes de serem consumidos. Não costumam ser amargos (e tóxicos). No entanto, já ouvi relatos de pessoas sensíveis que tiveram reação alérgica ao broto de bambu.

CIMG0178

Outra opção é assar sobre uma grelha ou churrasqueira. A casca irá queimar, é natural. O tempo vai variar conforme a chama, costumo fazer sobre brasa bem viva. Testo com uma ponta de uma faca para saber se está macio.

CIMG0181

Depois é só cortar ao meio, destacar o broto da casca e comer. Pode ser consumido com shoyu ou como numa salada (sal, vinagre, azeite e só) ou misturado ao arroz recém-cozido.

O broto de bambu aferventado uso em cozidos, saladas, recheio de pastel e em outros tantos pratos onde quero uma textura crocante. Depois de fervidos, guardo na geladeira coberto com água por mais ou menos uma semana.

 

Share This Post

9 comentários em “É Época de Brotos de Bambu”

  1. Oi Marisa, uma vez minha mãe fez, descascou (sofrido porque o pelinhos ficavam na mão) e cozinhou, mas tinha um gosto muito amargo, é o tipo do takenoko ou o modo de fazer?

  2. É o tipo de takenoko. Os mais amargos precisam ser fervidos por mais tempo, deixados em água e ir trocando por alguns dias. Ou então, deixados ainda crus, cortados, em uma salmoura bem forte por uns dias.

  3. Olá, Marisa!

    Broto de bambu é um dos meus alimentos preferidos. O problema é que acabo comendo em quantidades absurdas… rs

    Muito legal a postagem!

    Obrigada por compartilhar conosco os seus conhecimentos.

    Abraços,
    Maíra

  4. Marisa boa noite
    Colhi dois brotos do tipo amarelo com rajados verde gigante. Peguei um com mais ou menos 1mt e tinha um jogado (acho que tiraram e deixaram) que estava no chão ainda com cascas.Limpei direitinho e Coloquei para ferver em bicarbonato de sódio aprox uma colher de sopa em 1 1/2 litro de água. Fiquei assustada porque ficou de cor laranjada e a água vermelha . Senti um odor suave ácido. É assim mesmo? Guardei em uma panela com água na geladeira até ter certeza de que posso comer.Aguardo sua resposta

  5. Rosangela, nunca coma nada que tenha cheiro estranho e se tiver amargor ou “cica”, descarte. Não conheço essa variedade amarela, não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *