Bolinho de Tofu e Aviú

CIMG0207

Mais um pouco sobre texturas do tofu.

Algo que gosto muito (mas não faço com tanta frequência assim porque é fritura) é o bolinho de tofu. Desta vez usei aviú, um camarão bem pequeno seco, que ganhei da Luci.

CIMG0195

Ele é bem pequeno e se assemelha com uns camarões secos japoneses e chineses. A Niceise Ribeiro aconselhou-me a tosta-los ligeiramente antes de usar. Sobe um cheiro de amônia, mas que se vai e ganha um outro, de camarão tostado.

CIMG0199

Na verdade, não chega a ser uma receita. Uso o tofu que tenho, às vezes uma sobra. Se é muito macio, coloco entre folhas de papel toalha, coloco um peso em cima e deixo perder água. Se é bem firme, como alguns chineses e o tofu okinawano, apenas amasso com as mãos, junto ovo, salsa, sal, pimenta do reino e farinha o suficiente para formar uma massa coesa.

CIMG0200

Posso adicionar carne moída ou vegetais picados mas desta vez, foi o aviú. Depois é só formar bolinhos com as mãos ou às colheradas e fritar.

Costumo comer na refeição, como mais um item mas serve de petisco também. Ah, e se não encontrar aviú, pode usar o camarão bem pequeno e seco, que se encontra nas mercearias orientais. Ou não usar nada além de salsa ou cebolinha.

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, Entrada, rápido, receita com as tags , . ligação permanente.

1 Response to Bolinho de Tofu e Aviú

  1. Adevane diz:

    Olá,
    Meu nome é Adevane gostei muito das receitas, muito criativas. Tenho interesse em fazer um curso de culinária Japonesa até porque estou no aguardo de uma vaga de emprego na cozinha japonesa.
    Vou ficar de olho em suas receitas.
    Obrigado pelo conteúdo.

Os comentários estão fechados.