- Delícia - https://marisaono.com/delicia -

Vamos Ler Mais?

IMG_0042 [2]

Ou melhor, consumir mais literatura? Porque muita gente já pensou: oras, já leio muito na internet.

Mas internet é uma coisa, livro é outra. Com as ferramentas e os algoritmos do Google, Facebook, etc, é bem possível que você não leia ou raramente leia uma notícia sobre economia, por exemplo. Ou outro assunto que não costume se interessar. Além disso, ler um hipertexto é diferente de um texto. Muitas vezes paramos de ler um artigo e pulamos para outro, por conta de um link. E gastamos muito pouco tempo em cada página e quem escreve na internet sabe disso. Então os textos são curtos e diretos.

Nas redes sociais é ainda pior. Muita gente não lê o artigo, só lê a manchete. E corre para “curtir” e compartilhar. E ainda há os que têm pressa em fazer um comentário, sem parar para pensar. É um tipo de compulsão – outros dirão que é doença – em ser o primeiro, em ter que dar uma opinião.

Vamos aos livros. Não tem botão de “curtir”. Você não vai poder enviar um comentário instantâneo para o autor. Vai ter que aceitar o ritmo dele, não tem link cortar caminho para outro assunto interessante. Por outro lado, é possível que aprenda sobre algo que nem sabia que existia, por exemplo. Surpresas estão escondidas nas páginas de um livro. No final, você pode concordar, discordar ou ter algumas dúvidas mas são coisas que ficarão com você e não com toda a rede social. O fato é que ninguém é obrigado a espalhar aos quatro ventos tudo que pensa ou acha que pensa.

IMG_0041 [3]

Estou lendo o livro da Nina Horta (O Frango Ensopado da Minha Mãe) aos poucos. Quando vou cortar o cabelo, quando estou numa fila. Dá para ler uma crônica entre uma coisa aqui e ali, levar na bolsa ou mochila. A crônica sobre o que fazer para o jantar sempre me vem à mente lá pelas 18 horas do dia…

IMG_0045 [4]

O livro do Peter Reinhart explica tudinho sobre massas e pães, não é recente e foi-me emprestado. Adorei. Embora faça pães, ainda assim me surpreendi com dicas, explicações técnicas, receitas.

IMG_0043 [5]

Na fila para a leitura, esse sobre chocolates que a editora me enviou. Confesso que não sou de lidar com chocolate, consigo passar chocolate no cabelo e sujar 20 panos de prato para fazer um bombom.

IMG_0044 [6]

Felizmente nem só de bombons é feito o livro, tem umas receitas de bolos, biscoitos, sorvetes e as lindas fotos do Henrique Peron. Esse bolo de chocolate é algo que pretendo fazer.

Sim, há outros livros na fila, sugestões de amigos.

Volta e meia recorro à Estante Virtual [7]. Antes disso, frequentava bibliotecas públicas. Que tal criar uma corrente de livros? Empreste uns, pegue emprestado, troquem com amigos. Pode ser muito enriquecedor.

 

Share This Post [8]
[15]