ChocoScience

IMG_0219

Hoje fui conhecer a Choco Science. É um projeto muito bonito da Claudia Schultz e da Chokolah Chocolates Orgânicos.

IMG_0215

Durante o programa vemos um video que explica como é feito um chocolate em barra. São muitas etapas e detalhes em cada uma delas afeta o resultado final. Cheiramos cacau fermentado e seco, depois torrado. Provamos. Este tem um sabor que remete a azeitonas pretas.

IMG_0216

Pudemos ver – sem contaminar o ambiente da fábrica – a quebra das castanhas de cacau torradas e boa parte do equipamento que compõe uma fábrica de chocolates.

IMG_0218

Provamos chocolate com altíssimo teor de cacau…

IMG_0221

Até um ao leite (com 40% de cacau).

IMG_0223

Mas chocolate não é só sabor e aroma, também é textura. Na parte final provamos diferentes tipos de chocolates: doces, amargos, cremosos, lisos e granulosos e conversamos como tudo isso influencia os nossos sentidos.

E tudo isso nos leva aonde? A entender o quão complexo é um chocolate e qual a diferença de um chocolate comum e um chocolate dito fino. Somos levados a acreditar que o chocolate bom é importado. Hoje já não é verdade, podemos ter um chocolate de qualidade brasileiro, feito com cacau brasileiro.

IMG_0212

E ainda tem uma lojinha onde a gente pode escolher e comprar chocolates, bombons, pães de mel e ovos.

IMG_0206

Tem até chocolate zero açúcar.

Para quem ficou interessado, o ChocoScience acontece nos finais de semana, das 10 às 18 horas, na Estrada do Vinho 10051 em São Roque. Fica próximo à vinícola Palmeiras. Aceitam grupos, visitas de estudantes também são bem-vindas, é uma questão de combinar o horário. O telefone de contato é (11)4711-1602 e o e-mail é contato@chokolah.com.

Eu acho que vale a pena e não só para os apaixonados por chocolate mas também para quem quer aprender mais sobre alimentos, ciência dos alimentos, tecnologia alimentar.

 

 

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.