Espumante de Flor de Sabugueiro

IMG_0255

“Sabugueiro está dando flor, é época de sarampo”. Eventualmente ouvia isso de minha mãe mas nem sabia que era possível consumir flor de sabugueiro, muito menos que poderia fazer um fermentado com ele. Lendo, sempre lendo, aprendo que se faz uma bebida gasosa com flor de sabugueiro. Como é época, zás, passei a tesoura em dois buquês e fiz quase 2 litros dele. É muito fácil e não precisa de equipamento especial.

IMG_0226

2 buquês de flor de sabugueiro (sacuda e tire qualquer inseto que encontrar neles; aqui encontrei formigas e besouros verdes com pintas pretas)

2 litros de água

375 gramas de açúcar cristal

2 colheres de sopa de vinagre claro (de arroz ou vinho branco)

Ferva a água com o açúcar em uma panela de aço inox ou esmaltada. Com uma concha ou colher, retire a espuma que se forma na superfície. Deixe esfriar.

Adicione as flores de sabugueiro, misture e tampa. Deixe na panela por 24 horas. Mexa eventualmente.

Coe a mistura, junte o vinagre e coloque em uma garrafa PET (essas, de refrigerante). Tampe.

Todos os dias, abra a tampa um pouco para liberar gás. Nos primeiros dias vai ser pouco, lá pelo quarto ou quinto dia vai ser mais. Por isso não recomendo garrafas de vidro, talvez não resistam à pressão. As garrafas PET são feitas mesmo para resistir à bebidas gasosas.

IMG_0256

Depois de uns 5 a 7 dias, haverá muito gás e espuma. A borra do fundo tende a subir com o gás, mas não se incomode com isso. Leve à geladeira e espere gelar antes de servir. Se for guardar por uns dias, lembre-se de conferir se não há gás demais e que não há riscos da garrafa explodir.

O sabor? Nos primeiros dias, muito doce, mas quando a fermentação evolui e forma mais gás, torna-se bem menos doce (um pouco alcoólica, já vou avisando) e com perfume suave. Lembra um pouco um ginger ale. O gás vem dos fermentos naturais da própria flor.

Vi algumas receitas que sugerem adicionar limão ou outro aromatizante. Como era a primeira vez (e não tenho mais flores de sabugueiro para testar), fiz sem nada.

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, curiosidades, receita com as tags . ligação permanente.

4 Responses to Espumante de Flor de Sabugueiro

  1. Marcio Leonardo diz:

    Noooooooossa, parece ser muito bom e ficou bem bonita, vou tentar fazer (mesmo sem esperança de que consiga). A partir de quantos dias já posso provar?

  2. Olá, Marisa!
    Onde você encontrou as flores de sabugueiro?

Os comentários estão fechados.