Pound Cake

IMG_0286

Ou bolo inglês. É a receita de bolo mais fácil de decorar. Ovos com as cascas, manteiga, açúcar e farinha, tudo no mesmo peso. É um bolo que eu gosto. Alguns reclamam que é pesado, seco. Já eu acho rico, denso e ótimo com um chá ou um café com leite. E permite muita variação.

Pese ovos. No caso, foram 4 ovos, com as cascas. Digamos que tenha dado 225 gramas. Pese a mesma quantidade de açúcar, de manteiga e de farinha.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Junte os ovos – sem as cascas, claro – um a um, batendo sempre. É importante bater bem nessa etapa, para dissolver o açúcar e deixar o bolo mais leve. E se você não dissolver bem o açúcar, o bolo irá ficar com pontinhos escuros na superfície e não com uma cor dourada uniforme.

Peneire a farinha e adicione à massa, misturando sem bater. Aromatize à gosto. No caso, usei raspas de limão e um pouco de sementes de papoula mas poderia ser essência de baunilha, raspas de laranja ou frutas cristalizadas, nozes moídas, etc.

IMG_0284

Unte uma forma para bolo inglês e polvilhe farinha. Despeje a massa e alise. Esse bolo cresce pouco mas cresce. E tende a trincar a superfície. Como culinária também leva em conta a aparência, o jeito é controlar essa rachadura. Marque com uma faca ou espátula o centro do bolo, formando um sulco. Nesse sulco, coloque pedacinhos de manteiga gelada. A manteiga vai manter esse sulco mais úmido e macio que o restante, permitindo que a massa se expanda aí.

IMG_0285

Leve ao forno médio pré-aquecido, até dourar e estar seco no centro.

 

Share This Post

5 comentários em “Pound Cake”

  1. Não, não vai fermento, Juba. Mas se quiser adicionar uma colher de chá, junto com a farinha, pode. Mas não faz muita diferença, não.

  2. Oi Marisa, fiz esse pound cake ontem no final do dia. Cobri com caldinha simples de limão. Se ficou bom? Hoje pela manhã só tinha a metade! Eu e o marido comemos duas fatias à noite, como sobremesa, e hoje provavelmente ele levou obento de pound cake. Obrigada por compartilhar! Realmente delicioso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *