Pound Cake

IMG_0286

Ou bolo inglês. É a receita de bolo mais fácil de decorar. Ovos com as cascas, manteiga, açúcar e farinha, tudo no mesmo peso. É um bolo que eu gosto. Alguns reclamam que é pesado, seco. Já eu acho rico, denso e ótimo com um chá ou um café com leite. E permite muita variação.

Pese ovos. No caso, foram 4 ovos, com as cascas. Digamos que tenha dado 225 gramas. Pese a mesma quantidade de açúcar, de manteiga e de farinha.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro. Junte os ovos – sem as cascas, claro – um a um, batendo sempre. É importante bater bem nessa etapa, para dissolver o açúcar e deixar o bolo mais leve. E se você não dissolver bem o açúcar, o bolo irá ficar com pontinhos escuros na superfície e não com uma cor dourada uniforme.

Peneire a farinha e adicione à massa, misturando sem bater. Aromatize à gosto. No caso, usei raspas de limão e um pouco de sementes de papoula mas poderia ser essência de baunilha, raspas de laranja ou frutas cristalizadas, nozes moídas, etc.

IMG_0284

Unte uma forma para bolo inglês e polvilhe farinha. Despeje a massa e alise. Esse bolo cresce pouco mas cresce. E tende a trincar a superfície. Como culinária também leva em conta a aparência, o jeito é controlar essa rachadura. Marque com uma faca ou espátula o centro do bolo, formando um sulco. Nesse sulco, coloque pedacinhos de manteiga gelada. A manteiga vai manter esse sulco mais úmido e macio que o restante, permitindo que a massa se expanda aí.

IMG_0285

Leve ao forno médio pré-aquecido, até dourar e estar seco no centro.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Doces, Fácil, receita com as tags , , . ligação permanente.

5 Responses to Pound Cake

  1. Diulza Angelica dos Santos diz:

    Boa tarde Marisa,a manteiga é a mesma dos ovos,pesados.

  2. Juba diz:

    Oi, Marisa, ele não leva mesmo fermento?

    • Marisa Ono diz:

      Não, não vai fermento, Juba. Mas se quiser adicionar uma colher de chá, junto com a farinha, pode. Mas não faz muita diferença, não.

  3. Cristiane Yumi Suzuki Da Silva diz:

    Oi Marisa, fiz esse pound cake ontem no final do dia. Cobri com caldinha simples de limão. Se ficou bom? Hoje pela manhã só tinha a metade! Eu e o marido comemos duas fatias à noite, como sobremesa, e hoje provavelmente ele levou obento de pound cake. Obrigada por compartilhar! Realmente delicioso!

Os comentários estão fechados.