7 Comments

  1. Felipe Tank

    Olá Marisa, sobre o mofo q se formou nas folhas, é o Míldio, q pode ser combatido preventivamente com uma solução de 1% de leite.
    1 L de água misture 10 ml de leite e pulverize. o Míldio não conseguirá se desenvolver.
    Abraço!

  2. Pedro

    Felipe Tank, creio que você se enganou. A solução de leite ( ou soro de leite ) pulverizada é utilizada no tratamento de Oídios, na agricultura orgânica. Míldios não são considerados fungos verdadeiros já que não possuem quitina, e sim celulose na parede celular tal como as plantas. Desta forma, são necessários fungicidas específicos para seu tratamento. Alem disso, mofo nas folhas pode ser sintoma de antracnoses (Sclerotinia);
    Marisa Ono, você cultivas suas aboboras no sistema orgânico ou convencional? No caso do sistema orgânico, a melhor maneira de cultivar com sucesso é fazer aplicações de calda bordalesa ou sulfocálcica, que não fazem mal á saúde e não alteram o meio, e que são registrados para uso na agricultura orgânica pelo MAPA. Neste caso, elas terão efeito apenas preventivo, e você deve fazer as aplicações antes da ocorrência da doença.
    Qualquer dúvida mande-me um e-mail: pedro1999pontes@gmail.com
    espero ter ajudado !!

  3. Marisa Ono

    Sim, Pedro, costumo fazer pulverizações com solução sulfocálcica mas infelizmente, não adianta depois do fungo disseminado.

  4. KOZI SATO

    Cara Marisa Ono, eu sempre comprei sementes inclusive o de abóbora kabotcha tirimem e também sementes da belingela japonesa e colhi bons frutos. Fui no dia 24 de julho para comprar mais sementes mas a loja estava fechada e os vizinhos me disseram que não mais iriam abrir. Pergunto: onde eu posso encontrar as sementes da Sakama ou as sementes importadas do Japão?

  5. Marisa Ono

    Kozi, também tive essa desagradável surpresa. Soube que a empresa foi comprada pela Horticeres e é preciso entrar em contato com eles à procura de representantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *