Ebisu Kabocha (Abóbora japonesa Ebisu)

img_0718-001

Encontrei no Varejão do Ceagesp a abóbora do tipo Ebisu. Diferente da que costumamos encontrar com mais frequência, que é a Tetsukabu. Ela tem uma cor de casca mais uniforme e é lisa.

img_0717-001

Também é mais achatada, enquanto que a outra é mais para redonda.

img_0719-001

E outra coisa que a difere é que possui um “umbigo”.

img_0731

A Ebisu tem uma cor bem viva na polpa e a textura, depois de cozida, é mais fina, sem fibras, mais seca, lembrando a textura de castanha portuguesa, por exemplo. Gosto mais.

Paguei R$5,00/kg, mais cara que a Tetsukabu.

Chegamos a plantar desse tipo de abóbora aqui em casa mas creio que o clima por aqui não ajuda; a umidade provoca mofo nas folhas e prejudicou muito a produção.

Alguém me perguntou sobre problemas com no plantio das abóboras japonesas. Algumas variedades não produzem flores “macho”. Soube há pouco tempo que nesse caso é recomendado plantar junto outra abóbora, como a moranga, para que ocorra a fertilização.

cimg1176

Outra variedade que tem aparecido também é a Tirimen. Também achatada, de cor uniforme e enrugada. O preço varia entre 5 e 8 reais. Também é mais seca e delicada que a Tetsukabu.

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em Culinária japonesa, produtos. com as tags . ligação permanente.

7 Responses to Ebisu Kabocha (Abóbora japonesa Ebisu)

  1. Felipe Tank diz:

    Olá Marisa, sobre o mofo q se formou nas folhas, é o Míldio, q pode ser combatido preventivamente com uma solução de 1% de leite.
    1 L de água misture 10 ml de leite e pulverize. o Míldio não conseguirá se desenvolver.
    Abraço!

  2. Pedro diz:

    Felipe Tank, creio que você se enganou. A solução de leite ( ou soro de leite ) pulverizada é utilizada no tratamento de Oídios, na agricultura orgânica. Míldios não são considerados fungos verdadeiros já que não possuem quitina, e sim celulose na parede celular tal como as plantas. Desta forma, são necessários fungicidas específicos para seu tratamento. Alem disso, mofo nas folhas pode ser sintoma de antracnoses (Sclerotinia);
    Marisa Ono, você cultivas suas aboboras no sistema orgânico ou convencional? No caso do sistema orgânico, a melhor maneira de cultivar com sucesso é fazer aplicações de calda bordalesa ou sulfocálcica, que não fazem mal á saúde e não alteram o meio, e que são registrados para uso na agricultura orgânica pelo MAPA. Neste caso, elas terão efeito apenas preventivo, e você deve fazer as aplicações antes da ocorrência da doença.
    Qualquer dúvida mande-me um e-mail: pedro1999pontes@gmail.com
    espero ter ajudado !!

  3. KOZI SATO diz:

    Cara Marisa Ono, eu sempre comprei sementes inclusive o de abóbora kabotcha tirimem e também sementes da belingela japonesa e colhi bons frutos. Fui no dia 24 de julho para comprar mais sementes mas a loja estava fechada e os vizinhos me disseram que não mais iriam abrir. Pergunto: onde eu posso encontrar as sementes da Sakama ou as sementes importadas do Japão?

    • Marisa Ono diz:

      Kozi, também tive essa desagradável surpresa. Soube que a empresa foi comprada pela Horticeres e é preciso entrar em contato com eles à procura de representantes.

Os comentários estão fechados.