Fruta do Milagre e Limonete

A primeira vez que ouvi falar da fruta do milagre foi há muito tempo (uns 15 anos ou mais). Fiquei muito curiosa com essa frutinha que prometia fazer uma confusão na nossa boca e fazer um limão parecer doce.

O meu pé é pequeno, produziu meia dúzia de frutinhas mas que garantiram a diversão. É só mastigar bem a parte externa na fruta (o caroço é grande), para que se espalhe por toda a língua. A fruta em si não tem quase gosto. Por pelo menos 20 minutos, tudo que for ácido vai parecer doce, inclusive um limão. Uma tangerina fica até um pouco enjoativa.

O nome da planta é Synsepalum dulcificum, é originária da África e é consumida para mascarar o sabor ácido de pães, por exemplo.

Estão pesquisando a utilização da miraculina (que é o princípio ativo que provoca essa sensação de dulçor) como adoçante. Pelo pouco que li, estão trabalhando em alguns problemas técnicos. Afinal, é interessante que seja estável no calor, que possa ser cozido, por exemplo, ou adicionado a bebidas quentes. Como os frutos são pequenos e um pé não produz muitos dele, o preço também parece ser um empecilho, embora também estejam pensando em produção em estufas, que garantiriam 3 safras anuais, por exemplo.

A muda que tenho comprei na Fazenda Cintra:

http://www.fazendacitra.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=208:a-fruta-do-milagre-miracle-fruit-synsepalum-dulcificum&catid=16:plantas-raras&Itemid=27

Outra planta que tenho aqui há um tempo e ainda não comentei é o limonete (Lúcia-lima, Bela Luísa). Tem um aroma intenso que remete ao capim-limão (capim santo).

Cresce bem, o meu pé já deve de estar com quase 3 metros. Os galhos são finos, maleáveis.

Usa-se para preparar chás, bebidas mas também como tempero. Quando comprei, disseram que usam muito para temperar peixes e aves. Pode ser picado e acrescentado à saladas e molhos. O chá é um quase nada amargo, mas fica bem gelado, com um pouco de limão ou outro suco de fruta. Ainda não testei, mas creio que ficaria bem em sobremesas, xaropes, sorvetes, já que é bem perfumado. Ah, e para quem gosta de um drink, vi que estão colocando uma folhinha no gin tônica também.

A muda de Aloysia triphylla que tenho comprei na banca de mudas da dona Maria Maruyama no Varejão do Ceagesp. É fácil de identificar, tem um monte de mudas de ervas.

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em curiosidades com as tags . ligação permanente.