Daikon Oroshi – Nabo Ralado

Eu já falei do daikon oroshi? Acho que não.

É apenas nabo ralado. E daí? Bem, é uma coisa que gosto muito de comer. Mas não como puro, só com arroz. O nabo ralado vai em bem com um pouco de shoyu para ser comido com um peixe gordo grelhado, carne bovina grelhada, um bifinho. Combina bem com alimentos gordurosos. Gosto mais dos nabos que crescem daqui para adiante, durante os meses mais frios, porque são mais adocicados. Os nabos do verão são bem picantes. No entanto, muita gente gosta do nabo picante, a ponto de adicionar pimenta vermelha. É uma questão de gosto. Há quem diga que ajuda na digestão.

Só que o nabo é uma raiz bem fibrosa. Para isto costumamos usar um ralador especial, ralando em movimentos circulares, para obter uma pasta mais fina.

O ralador japonês é diferente. As ranhuras são em sentidos diferentes e bem pequenas. O ralador comum costuma produzir pequenas tiras. Existem outros raladores japoneses, alguns são feitos de cerâmica que também funcionam.

 

 

 

Print Friendly
Share This Post

5 Comments

  1. Clarice

    Gostei muito da singeleza deste post, que tb matou uma curiosidade q eu tinha sobre esse tipo de ralador. Tb gosto de nabo e agora vou modificar um pouco o modo de preparar. Obrigada.

  2. Marisa Ono

    O ralador da foto veio com a mudança do Japão, mas creio que pode ser comprado em lojas especializadas em produtos japoneses.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *