Yuzu de Várias Formas

Yuzu é um limão que tem cheiro entre limão, tangerina e grapefruit. Como só produz uma vez por ano, há uma corrida nesta época para garantir o suficiente para o resto do ano e conserva-lo.

Comecei ralando as cascas de um tanto. Foram empacotados e congelados. Poderia misturar ao sal, assim teria um sal aromático. Mas como não decidi o que fazer, congelei para ganhar um tempo.

Espremi e separei o suco, que foi também congelado. Conserva bem no congelador e poderei usar aos poucos em molhos como o ponzu, saladas, etc.

A parte branca cortei em tiras finas, deixei de molho em água, troquei algumas vezes, deixei passar uma noite assim, escorri, aferventei, escorri novamente e cozinhei com açúcar (mesmo peso das cascas escorridas) e cozinhei até formar um doce mais denso. Fica bom com pão mas tem outras aplicações.

Outro tanto, cortei as cascas em tiras, juntei as polpas sem sementes .

Coloquei em um pote, intercalando com açúcar (usei o Cristalçúcar porque ele é mais claro, grãos maiores). Usei o mesmo peso das cascas e polpas em açúcar. Guardo em um lugar escuro. Depois de uma semana já está aromático, fica melhor com mais tempo.

Depois de algum tempo o açúcar irá se dissolver e formar uma calda.

A maneira mais simples é dissolver um pouco dessa calda em água quente. É uma bebida perfumada, doce, ácida. Também é usado em drinques, misturado a shochu ou outro destilado e club soda.

E, por fim, pode ser congelado inteiro. Para quem tem uma banheira ou ofurô, pode perfumar o banho com esse limão. Eu nunca experimentei.

Muitos me perguntam onde encontrar yuzu. Ouvi falar de um produtor em Atibaia e outro em Piedade, mas não sei o nome nem o contato deles, nem se comercializam a produção com alguma mercearia. Tive a impressão que fornecem mais para restaurantes.

A Ciprest possui mudas para comercializar.

https://www.ciprest.com.br/citricas

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em bebidas, conservas, Culinária japonesa, produtos., receita, Uncategorized com as tags . ligação permanente.

4 Responses to Yuzu de Várias Formas

  1. edson diz:

    muito bem ilustrado gostei.
    Sera que vai bem na caipirinha.

  2. Maria Carolina diz:

    Marisa, este do limão intercalado com açúcar, dura quanto tempo? Pode ser guardado por alguns meses, talvez na geladeira?

  3. Sandra Sayuri diz:

    No ceagesp há um produtor chamado Ishibashi. Ele fica embaixo da passarela do lado de fora. A época é agora em maio. O ceasa funciona de segunda para terça e de quinta para sexta das 23 às 9:30 da manhã aos sábados e domingos das 6 ao 12. Nos finais de semana o estacionamento é gratuito entrem pelo portão 3.

Os comentários estão fechados.