Sopa de Cebola

Na verdade, nem é bem uma receita, é uma desculpa para passar uma dica de como caramelizar cebolas rapidamente.

Sopa de cebola costuma ser feito com cebolas caramelizadas, ou seja, cebolas que foram refogadas longamente, até que o açúcar delas doure e tudo ganhe uma linda cor. Ou seja, apesar de simples, uma sopa de cebola costuma levar tempo, uma hora ou até mais.

Mas tem um jeito de fazer essa etapa em menos tempo. Tudo começa, claro, com cebolas. Muitas cebolas, descascadas e fatiadas. Eu sou preguiçosa e corto em um cortador de legumes.

Coloque todas as cebolas (no caso, foi um pouco mais de 1 kg) em uma frigideira grande, com um pouco de óleo. Leve ao fogo.

Quando começar a refogar, adicione um pouco de bicarbonato de sódio, pouca coisa, meia colher de chá basta. Misture. As cebolas irão ganhar um tom amarelado, não estranhe. E vai soltar muita água. Isso acontece porque o bicarbonato rompe as células das cebolas e, mais macias, soltam água. Continue refogando em fogo alto e mexendo sempre.

 

Logo o fundo da frigideira irá ficar com uma crosta de açúcar queimado. Junte um pouco de água para soltar essa crosta e misture. Continue refogado e adicionando um pouco de água conforme esta crosta se forma.

E, finalmente, as cebolas estarão caramelizadas, com um sabor deliciosamente adocicado.  Este é a base para sopa de cebolas, dips e até um bom curry.

Para a sopa de cebola, derreto uma boa quantidade de manteiga (sim, é um prato francês, não? Tem que ter manteiga) com uma colher de farinha para cada pessoa. Douro, junto 2 colheres de cebola dourada e caldo.

Caldo eu costumo fazer em casa, concentro e congelo. Esses saquinhos para fazer gelo são bem práticos,  porque posso destacar um ou dois cubinhos de cada vez. Mas poderia ter utilizado uma forma e depois guardar em um saco, no congelador.

Depois de cozido e engrossar um pouco, a sopa só precisa de sal, uma tigela e pão. Ah, sim, ajuste a quantidade de farinha e cebola à gosto. E bom apetite!

 

 

 

 

Share This Post
Esta entrada foi publicada em dicas, Fácil, receita, sopas. ligação permanente.

1 Response to Sopa de Cebola

  1. Miguel diz:

    Que ótima a ideia de usar esses saquinhos pra gelo! Por mais que eu lave as formas de gelo quando uso para isso, sempre fico com medo de, depois, tomar um suco gelado com gosto de caldo de frango…

Os comentários estão fechados.